Gaudium news > Cristo Redentor terá iluminação especial na campanha do Dia Mundial do Diabetes

Cristo Redentor terá iluminação especial na campanha do Dia Mundial do Diabetes

Rio de Janeiro (Quinta, 12-11-2009, Gaudium Press) Após ter sido iluminado de rosa no mês mundial da luta contra o câncer de mama, em outubro desse ano, o Cristo Redentor apresentará agora iluminação azul. Será no dia 14 de novembro, como parte da campanha do Dia Mundial do Diabetes.

Sob o slogan “Diabetes: compreender para controlar” e o tema “Educação e Prevenção do Diabetes”, a campanha ganhará destaque em monumentos em muitos países, como o Empire State Bulding, nos Estados Unidos e a Torre de Pisa, na Itália, que também apresentarão a cor-símbolo escolhida para a campanha. As informações são da arquidiocese do Rio de Janeiro.

De acordo com a orientação do International Diabetes Federation (IFD), o objetivo é lutar para que ninguém deixe de ter a educação necessária para prevenir e tratar o diabetes.

Segundo o presidente-executivo da Associação Carioca de Diabéticos, Dr. Jackson Silveira Caiafa, o Cristo Redentor foi escolhido por ser “símbolo da cidade e por ter mais ligação com o espírito das pessoas”.

“A cerimônia de iluminação do monumento na cor azul, que é símbolo de que a glicose está controlada pelo diabético, é uma oportunidade especial para chamar a atenção das pessoas e uma ótima ocasião para entregar a causa ao Redentor, que é o médico dos médicos, aderindo à campanha “Eu sou de Cristo” promovida pela arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dr. Silveira.

Ainda segundo o presidente-executivo, os acessos às informações acerca da prevenção e cuidados necessários são “extremamente importantes por se tratar de uma doença silenciosa”. Para atingir uma grande quantidade de pessoas, a Associação Carioca de Diabéticos está promovendo a II Semana de Atenção ao Diabético entre os dias 9 e 15 de novembro.

Até o dia 13, cerca de 100 duplas de universitários de enfermagem visitarão escolas municipais para fazer a distribuição de 50 mil exemplares da revista em quadrinhos “Diabetes: doces gotas do saber”. A publicação foi produzida com uma linguagem simples para atingir crianças e adolescentes entre 09 e 14 anos.

No dia 14, às 18 horas, a cerimônia de iluminação do monumento será marcada pela celebração da missa pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo. Já no dia 15, vai acontecer a Feira de Saúde, na Praça do Lido, em Copacabana, e uma caminhada pela praia. Na ocasião, os participantes vão poder realizar testes de glicose capilar, de colesterol, de creatinina, fazer a avaliação dos pés e a aferir a pressão arterial.

Outros serviços, como verificação da acuidade visual, exame de fundo de olho, diagnóstico de catarata, orientação nutricional, preventivo de mama e fisioterapia também serão oferecidos.

Novas estatísticas do IFD mostram que, a cada ano, mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1, que diminui de 10 a 20 anos suas expectativas de vida. Somente no município do Rio de Janeiro, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 287 mil diabéticos, sendo que a metade desconhece essa condição.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas