Gaudium news > Roma acolherá Simpósio Internacional sobre “Pedagogia da Santidade”

Roma acolherá Simpósio Internacional sobre “Pedagogia da Santidade”

Itália – Roma (Terça-feira, 04-02-2020, Gaudium Press) Sob o título “Pedagogia da santidade. Um desafio universal para os fiéis leigos”, de 5 a 9 de fevereiro se realizará um Simpósio Internacional, organizado pela Escola de Santidade da Fundação da Ação Católica “Pio XI”, com a colaboração da Secretaria do Foro Internacional da Ação Católica.

Roma acolherá Simpósio Internacional sobre Pedagogia da Santidade.png

O evento, que ocorrerá na Casa São João de Ávila da Cidade Eterna, está inspirado na Exortação Apostólica ‘Gaudete et exultate’ do Papa Francisco sobre o chamado à santidade no mundo atual, onde afirma no número 33: “na medida em que se santifica, cada cristão se torna mais fecundo para o mundo”.

Participarão deste encontro acadêmico os responsáveis e assistentes nacionais da Ação Católica de 13 países: Albânia, Argentina, Burundi, Itália, Malta, Myanmar, Peru, Romênia, Ruanda, Senegal, Eslováquia, Espanha e Ucrânia; que chegarão em Roma na quarta-feira, 05 de fevereiro.

A inauguração do Simpósio ocorrerá na manhã da quinta-feira, 6 de fevereiro com uma Missa às 7h30, e a apresentação do evento às 9h30 a cargo do Cardeal Baltazar Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida, Administrador Apostólico de Caracas e Presidente da Fundação Ação Católica Escola de Santidade “Pio XI”. O acompanhará também Rafael Corso, Presidente Nacional da Ação Católica Argentina.

As jornadas se desenvolverão em torno de várias palestras, momentos públicos de oração, discursos, debates, testemunhos, visitas e itinerários em Roma, entre outros.

Para o primeiro dia de trabalhos, das 10h até às 12h se abordará o tema “Ação Católica e Santidade no cotidiano: as palavras que compartilhamos”, inspirada no chamado à santidade hoje no santo povo fiel de Deus. Intervirão Dom Eduardo García, Bispo de San Justo e Assistente Nacional da Ação Católica Argentina; além dos responsáveis nacionais de Burundi, Itália, Senegal, Espanha e Argentina; e a contribuição de Linda Ghisoni, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

À tarde, a partir das 15h30 haverá um momento público na Sala São Pio X, com a visita às mostras “O bom caminho. Testemunhas da Misericórdia do Pai” e “Ação Católica e sacerdotes santos. Assistentes e promotores da AC para ser Igreja juntos”.

Às 16h30, o Cardeal Porras Cardozo dirigirá um momento de oração, após o qual seguirá a apresentação de Silvia Correale, Postuladora de Causas de Canonização e Vice-presidente da Fundação Ação Católica Escola de Santidade “Pio XI”; depois haverá um discurso oferecido pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé. O primeiro dia se encerrará com um momento de testemunhos e um Buffet.

Para os demais dias do Simpósio se desenvolverão temas como “A santidade é o rosto mais belo da Igreja” (tomado de Gaudete et Exultate 9). Haverá trabalhos em grupo para refletir sobre como formar discípulos missionários à santidade -jovens, adultos, famílias, etc-, assim como um itinerário romano após os passos dos testemunhos de santidade da Ação Católica na cidade, com uma visita a Antonieta Meo na Basílica da Santa Cruz em Jerusalém; ao Padre Mariano na Igreja Maria Imaculada; e a Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi na Casa Museu.

Os participantes do encontro encerrarão o Simpósio e a visita à Cidade Eterna no domingo 9 de fevereiro às 12h acompanhando ao Papa Francisco na Praça de São Pedro durante a recitação do ngelus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas