Gaudium news > Nos 150 anos de Roma Capital, Papa deseja “uma cidade fraterna e aberta ao mundo”

Nos 150 anos de Roma Capital, Papa deseja “uma cidade fraterna e aberta ao mundo”

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-02-2020, Gaudium Press) O Papa Francisco participou da abertura das celebrações dos 150 anos de Roma Capital no final da tarde desta segunda-feira (3), no Teatro da Ópera.

Sua participação foi feita através de uma Mensagem lida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Nos 150 anos de Roma Capital, Papa deseja uma cidade fraterna e aberta ao mundo-Foto Vatican News.jpeg
A abertura das celebrações dos 150 anos de Roma Capital
foi realizada no Teatro da Ópera de Roma.
Foto: Vatican News

A cerimônia contou com a presença de autoridades italianas tais como o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, da prefeita de Roma, Virginia Raggi, além de ministros da República e presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.

Houve um concerto com a execução de músicas clássicas e a apresentação de artistas renomados, como o cantor italiano, Andrea Bocelli, acompanhado da Orquestra do Teatro da Ópera.

As comemorações do sesquicentenário da República tiveram seu início ontem, 3 de fevereiro, dia em que, em 1871, foi assinada a lei que deliberou formalmente a transferência da capital da república de Florença para Roma.

Discurso de Francisco

Logo no início do discurso do Papa, que foi lido pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, Francisco fez menção à proclamação de Roma como capital, como sendo “um evento providencial que, na época, suscitou polêmicas e problemas”. Mas, segundo o Pontífice, dali se iniciava “uma nova história” que mudou “Roma, a Itália e a própria Igreja”.

Para o Papa Francisco, em 150 anos, Roma também se transformou numa comunidade multiétnica e, nesse contexto, a Igreja também compartilhou as alegrias e as dores dos romanos.

Para o Papa, “Roma vai viver a sua vocação universal somente se se tornar sempre mais uma cidade fraterna. Sim, uma cidade fraterna! João Paulo II, que amou tanto Roma, citava frequentemente um poeta polonês: ‘se tu diz Roma, te responde Amor’. É aquele amor que não faz viver para si, mas para os outros e com os outros.”

O aniversário de 150 anos de Roma Capital, com uma “história longa e significativa”, precisar trazer a esperança de um amanhã melhor. Afinal, disse, “assumir a lembrança do passado exorta a viver um futuro comum”:

Diz ainda Francisco em seu discurso: “Roma terá um futuro se compartilharemos a visão de cidade fraterna, inclusiva, aberta ao mundo. No panorama internacional, carregado de conflitualidades, Roma poderá ser uma cidade do encontro”.

Para concluir, disse o Papa em seu discurso lido pelo Cardeal Secretário de Estado:
“Com tais sentimentos e esperanças, emito desejos fervorosos para o futuro da cidade e dos seus habitantes.”

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas