Gaudium news > Igreja venezuelana se pronuncia sobre crise entre Colômbia e a Venezuela

Igreja venezuelana se pronuncia sobre crise entre Colômbia e a Venezuela

Bogotá (Quarta, 11-11-2009, Gaudium Press) Na esteira das ameaças de guerra feitas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante seu programa “Alô Presidente” do último domingo, o vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, dom Baltazar Porras Cardozo, em entrevista concedida à emissora de rádio colombiana Caracol, fez um chamado à sensatez entre as nações dos dois países para que encontrem os melhores caminhos conciliatórios e, assim, superem qualquer diferença.

“Nós, da Igreja, estamos fazendo um chamado à paz e à busca da solução dos problemas, não apenas bilaterais, mas também dos problemas internos”, afirmou o vice-presidente.

Dom Baltazar afirmou que a fronteira entre a Colômbia e Venezuela é viva e dinâmica porque a guerra “não está dentro do imaginário e nem no desejo dos venezuelanos”. O prelado assegurou que as declarações do presidente venezuelano são de deixar o “cabelo em pé porque, antes de qualquer diferença que exista, a primeira saída não é convocar para uma guerra”.

O prelado ressaltou que, acima de tudo, devem ser asseguradas a convivência e a irmandade entre as duas nações. “Isso é o mais bonito, e não vamos elucidar os problemas com uns rifles e canhões, matando uns aos outros”, observou.

Durante a entrevista à rádio Caracol, o vice-presidente do episcopado venezuelano assinalou que é preciso buscar caminhos à paz, ainda que esta pareça impossível, porque “a paz se constrói na busca de consensos, se constrói em nos darmos as mãos (…) Se Deus nos deu a razão é para que coloquemos a racionalidade não ao serviço da ideologia, mas sim ao serviço da sociedade”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas