Gaudium news > Congresso internacional sobre imigração discute no Vaticano angolanos repatriados à força pelo Congo

Congresso internacional sobre imigração discute no Vaticano angolanos repatriados à força pelo Congo

Cidade do Vaticano (Quarta, 11-11-2009, Gaudium Press) O Vaticano sedia, deste esta segunda-feira, o VI Congresso Internacional das Migrações, uma iniciativa do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, presidido por dom Antonio Maria Vegliò, que quer atualizar a resposta pastoral da Igreja Católica ao fenômeno das migrações.

Nesse contexto, uma das situações que deve ser abordada pelos participantes é a problemática dos refugiados angolanos, expatriados forçosa e sumariamente pelo vizinho República Democrática do Congo.

O problema será levado à mesa pela coordenadora da Comissão para os Migrantes da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, que também participa do congresso.

A religiosa espera que a conferência dê um novo impulso “à aceitação e ao respeito pelas outras culturas, das quais os migrantes são portadores”, segundo relato da Radio Vaticana.

A situação dos repatriados angolanos continua dramática. “As condições de vida dos deslocados nas províncias de fronteira em Angola são extremamente difíceis”, afirma um funcionário do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), que destaca que a maior parte dos que foram expulsos tinha o status de refugiado na República Democrática do Congo.

As relações entre os países vizinhos sub-saarianos azedou nos últimos tempos por conta de contendas territoriais e divergências na distribuição de recursos petrolíferos em área limítrofe no Oceano Atlântico.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas