Gaudium news > Peru sedia Concerto de Música Barroca

Peru sedia Concerto de Música Barroca

Lima (Quarta, 11-11-2009, Gaudium Press) Acontece na tarde desta quarta-feira, no Auditório do Colégio Santa Úrsula, em San Isidro, o concerto intitulado “O Esplendor do Barroco no Peru”, organizado pela Universidade Católica Sedes Sapientiae e pela arquidiocese de Lima, no Peru.

A atividade cultural será uma oportunidade para conhecer e desfrutar da importante produção musical que se elaborou no Vice-Reino do Peru (foi uma divisão administrativa da Espanha na América do Sul, que em seu auge territorial englobava grande parte da própria América do Sul e da América Central) e do rico patrimônio musical barroco peruano.

O concerto será uma oportunidade para apreciar, depois de mais de 250 anos, a criação da música do Vice-Reino do Peru, composta por José de Orejón y Aparício (1706-1765), que foi maestro da Capela da Catedral de Lima e considerado o mais importante compositor barroco que a América do Sul ofereceu ao mundo. Foi o primeiro músico nascido na América que ocupou o cargo de maestro da Capela da Catedral de Lima.

A interpretação ficará a cargo do diretor e fundador Lima Triumphante, Coro e Orquestra da Câmara o maestro José Quezada Macchiavello e contará com a participação da soprana Lola Márquez, a meio-soprano Caridad Herrera e a soprana Marielli Minaya.

Os manuscritos originais de Orejón y Aparicio Orejón, que atualmente se encontram na arquidiocese de Lima, haviam desaparecido no final dos anos 90, mas fotos deles foram encontradas na Argentina graças ao trabalho conjunto da Pontifícia Universidade Católica da Argentina e da Universidade Católica Sedes Sapientiae de Lima.

Em conjunto, as duas universidades realizaram um trabalho de resgate musical que permitiu, hoje, depois de quase dois séculos e meio, voltar a desfrutar a música do genial compositor.

José de Orejón y Aparício (1706-1765)

É considerado principal compositor do barroco nascido em terras americanas. Estudou em Lima, inicialmente com Tomás de Torrejón e depois com Roque Ceruti, compositor milanês levado a Lima e um dos principais responsáveis por introduzir o vice-reino ao estilo musical do barroco tardio.

Foi o primeiro músico mestiço a ocupar o cago de maestro da capela da Catedral de Lima. Suas obras são de evidente influência napolitana, com absoluto domínio da técnica de composição da época. Entre sua obras mais conhecidas, estão “villancico” ¡Ah del gozo!, com uma rica linguagem harmônica e toques de contraponto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas