Vaticano autoriza Processo de Beatificação de Jovem brasileiro
Florianópolis – SC (Quarta-feira, 15-01-2020, Gaudium Press) Segundo informa a Diocese de Florianópolis, a Congregação para as Causas dos Santos, órgão da Santa Sé, acaba de conceder o “nihil obstat”, nada obsta, para que seja dado prosseguimento ao processo de beatificação do jovem leigo brasileiro Marcelo Henrique Câmara.
Marcelo Câmara, é o primeiro fiel nascido na Ilha de Santa Catarina que pode ser declarado Santo. Foto Arquidiocese Florianópolis |
O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, dará início ao processo canônico de beatificação que deverá ser aberto em dia 8 de março de 2020, quando haverá uma sessão solene no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na paróquia dos Ingleses, quando será instalado o Tribunal Arquidiocesano para a investigação da causa.
A Primeira Sessão do Tribunal será instalada após a Santa Missa a ser realizada as 15horas do dia 8 de março.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus é onde Marcelo Câmara serviu como catequista e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.
No Santuário deverão ser sepultados os restos mortais do Servo de Deus.
Tribunal Diocesano
Ao Tribunal Diocesano cabe verificar a realidade e consistência da santidade do jovem Marcelo, já considerado Servo de Deus.
É nesta fase que serão coletados depoimentos e testemunhos acerca de como ele exerceu em grau exemplar as virtudes cristãs.
Para isto serão analisados também os seus escritos e suas palestras já devidamente transcritas.
A história de sua vida, enquanto jovem e cristão, deverá ser estudada minunciosamente para saber se realmente Marcelo viveu de modo fiel o seguimento de Cristo e praticou em gráo heroico as virtudes cristãs.
É possível ser jovem, e ser santo!
Iniciado o Processo, o Servo de Deus Marcelo Câmara, torna-se o primeiro fiel nascido na Ilha de Santa Catarina que poderá ser declarado santo.
A este propósito o postulador da causa de canonização, Padre Vitor Feller, declarou:
“No começo deste terceiro milênio, em meio aos desafios de um mundo altamente secularizado, Marcelo nos confirma que a santidade é possível, e é um chamado para todos os estados de vida. É possível ser jovem, e ser santo. Mais que isto, é preciso!”.
Traços da vida de Marcelo
O jovem leigo Marcelo Henrique Câmara nasceu em 26 de junho de 1979, em Florianópolis (SC).
Formou-se em Direito e foi promotor de Justiça no estado catarinense e membro do Opus Dei.
De acordo com a Arquidiocese de Florianópolis, Marcelo converteu-se ao participar de um retiro promovido pelo Movimento de Emaús.
Marcelo buscou sua santificação na vida cotidiana, ordinária, em meio às realidades temporais, celebrando as alegrias e carregando as cruzes da sua existência, tornando-se um verdadeiro apóstolo da juventude, sobretudo em meio aos grupos de jovens.
Participava da vida paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro dos Ingleses, onde era catequista de adultos e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.
Dedicou-se ao máximo aos estudos e pesquisas no curso de Direito e, depois, no ensino, como professor titular no IES e professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina.
Apesar de doente, estudou e tornou-se promotor de justiça exercendo este encargo por um ano com profissionalismo ético e dedicação evangélica.
Identificou-se com o sofrimento redentor de Cristo no oferecimento da sua enfermidade (leucemia), vivida com alegria e paz cristã, durante quatro anos, procurando estar em consonância com os ensinamentos de São Josemaria Escriva, fundador do Opus Dei, do qual era membro.
No livro “No Caminho da Santidade: a vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça”, podem ser encontrados mais detalhes da vida de Marcelo que Faleceu aos 28 anos, em 20 de março de 2008.
(ARM)
(Fonte: site marcelocamara.org.br. )
Deixe seu comentário