Gaudium news > Devoção a Nossa Senhora de Nazaré pode se tornar patrimônio da humanidade

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré pode se tornar patrimônio da humanidade

Portugal – Lisboa (Quarta-feira, 15-01-2020, Gaudium Press) Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a cidade de Nazaré (Portugal) acolherá o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, será lançada a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré pode se tornar patrimônio da humanidade.jpeg

Segundo o site do evento, “o culto a Nossa Senhora de Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições Marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil”.

Esta devoção se manifesta no Brasil sobretudo em uma das maiores festividades católicas do mundo: o Círio de Nazaré, em Belém (PA). As comemorações, que acontecem anualmente em outubro, reúnem mais de 2 milhões de pessoas e em 2013 foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Uma comitiva sairá de Belém, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, para participar do evento e expressar seu apoio à candidatura. Entre os membros desse grupo estão autoridades e representantes do governo do Pará e da Arquidiocese de Belém, tais como o Arcebispo Dom Alberto Taveira e o reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chega ao Aeroporto de Lisboa na quarta-feira, 22 de janeiro. Após ser recepcionada por autoridades portuguesas, a Imagem segue para o Museu dos Jerônimos, em Lisboa, para ficar exposta para veneração até a sexta-feira, 24, quando o cônego José Manuel Ferreira presidirá uma Missa especial, concelebrada pelos representantes eclesiásticos brasileiros.

O Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré será iniciado na sexta-feira, 24, no Santuário de Nazaré. Haverá um momento de oração e Procissão das Velas. No sábado, 25, e domingo, 26, a programação consta de palestras e conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil, além de uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas