Gaudium news > Teto da Catedral de Notre Dame deve ser reconstruído em madeira, diz arquiteto

Teto da Catedral de Notre Dame deve ser reconstruído em madeira, diz arquiteto

França – Paris (Terça-feira, 14-01-2020, Gaudium Press) O que não está danificado, não repare. Este poderia ser o princípio de sentido comum que resumiria uma exposição do arquiteto francês Eric Wirth, membro do Grêmio de Arquitetos Franceses, em uma Audiência Parlamentar do dia 08 de janeiro. O especialista pediu para reconstruir o teto da Catedral de Notre Dame no mesmo material que permitiu sua sobrevivência durante oito séculos: a madeira.

Teto da Catedral de Notre Dame deve ser reconstruído em madeira, diz arquiteto.jpg

“Temos que ser céticos diante das soluções que parecem brilhantes”, comentou Wirth em sua exposição aos legisladores, na qual criticou propostas que incluem o uso de metal ou concreto na estrutura que substitui o teto do templo, perdido durante um trágico incêndio em abril de 2019 que ainda põem em risco a estrutura. “O material mais moderno e ecológico de hoje é a madeira”.

O especialista recordou aos legisladores os desafios da obra de reconstrução que ainda não asseguraram em sua totalidade a estabilidade do histórico templo. O uso de materiais alternativos poderia significar novos riscos. “A Catedral esteve aqui durante 800 anos. Se tivesse sido construída em concreto ou em aço, não estaria ali”, assegurou.

De fato, a madeira resultou ser a chave da sobrevivência do templo durante o incêndio. “Inclusive com todos os tratamentos de proteção, dada a intensidade das chamas, o aço teria durado meia hora e depois teria se retorcido, puxando as paredes e tudo teria se colapsado”, explicou o arquiteto. O uso de outros materiais como o concreto em formas leves apresenta desvantagens, já que toda a estrutura foi projetada para suportar o peso. As Catedrais góticas “se sustentam estruturalmente porque há uma grande massa na abóbada do teto”, alertou. “Somente funcionam porque o teto é pesado”.

A intervenção do arquiteto se produziu depois de que o encarregado dos trabalhos de reconstrução, o General Jean-Louis Georgelin, indicou aos meios de comunicação que serão analisadas todas as opções de materiais e que considera os chamados a empregar madeira segundo o projeto original como manobras da indústria madeireira. O reitor da Catedral, Dom Patrick Chauvet, declarou à agência Associated Press que o templo se encontrará em risco até que se retirem os restos de andaimes fundidos durante o incêndio e que considera que provavelmente não se poderá cumprir o prazo fixado pelas autoridades de concluir a reconstrução em 2024, ano no qual se celebrarão os Jogos Olímpicos com sede em Paris. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas