Gaudium news > Cresce o número de católicos na Coréia do Sul

Cresce o número de católicos na Coréia do Sul

Coreia do Sul – Seul (Terça-feira, 14-01-2020, Gaudium Press) Um relatório divulgado pelo ‘Catholic Pastoral Institute of Korea’ revelou que o número de católicos na Coreia do Sul teve um aumento de 50% nos últimos vinte anos.

Segundo o documento, publicado no jornal ‘Korea Herald’, no ano de 2018 os católicos sul-coreanos eram 5.866.510, enquanto que em 1999 eram 3.946.844, portanto uma alta de 48,9%. Ao longo deste período, a porcentagem de católicos do país passou de 8,3% a 11,1%.

Cresce o número de católicos na Coréia do Sul.jpg

Entretanto, o relatório indica que a taxa de crescimento real diminuiu 1% nos últimos anos, apesar do crescimento de 2,2% ocorrido no ano de 2014 fomentado pela visita do Papa Francisco ao país. Outro dado que causa preocupação é o que diz respeito à participação dos fiéis nas Santas Missas, número que diminuiu de 29,5% a 18,3% no mesmo período 1999-2018.

“Todas as Dioceses fizeram muitos esforços para trazer de volta à Igreja os cristãos não praticantes (…). É tempo de refletir sobre o nosso atual trabalho missionário e de reconsiderar a direção da evangelização nacional”, diz o relatório.

As igrejas cristãs coreanas, que eram praticamente inexistentes no início do século 20, tiveram um crescimento explosivo a partir da década de 1960, após o fim da Guerra da Coreia, impulsionado pelo trabalho de missões religiosas que ofereceram conforto material e espiritual à população e ajudaram na reconstrução do país.

De acordo com o Instituto Pew, dos EUA, em 1950 os cristãos eram apenas 8% da população, número que passou a ser de 29% na virada dos anos 2010, superando os budistas (23%). As projeções do instituto são de que em 2050 os cristãos sejam um terço da população, e budistas, 18%. Esses números fazem do país uma das exceções na Ásia, em que apenas 2% são cristãos.

Outro número que também subiu, segundo a Conferência Nacional dos Bispos, foi o de Bispos, sacerdotes, paróquias e, sobretudo, instituições que servem como canal de transmissão da popularidade da religião no país: escolas, hospitais, clínicas e obras sociais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas