Gaudium news > Tem início a 88ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do México (CEM)

Tem início a 88ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do México (CEM)

México (Terça, 10-11-2009, Gaudium Press) Com a presença de 110 bispos e 20 sacerdotes, começou ontem (9) os trabalhos da 88ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do México, que tem como objetivo estudar e aprofundar o papel da Igreja ante o tema da insegurança e violência, para eleger os dirigentes do organismo da CEM para o triênio 2009-2012 e avaliar o serviço das Comissões Episcopais da CEM, “para fortalecê-lo por meio de uma nova estrutura no âmbito da Missão Continental”.

O arcebispo de Tlalnepantla e presidente da Conferência Episcopal mexicana, dom Carlos Aguiar Retes, presidiu a celebração eucarística de abertura da assembleia na Casa Lago-Sede em Cuautitlán Izcalli, município do estado do México.

Durante sua homilia, dom Aguiar convidou os bispos presentes para “renovar nossa convicção e nossa compromisso com Cristo para dar vida às nossas estruturas da CEM”.

Citando as palavras do Papa Bento XVI na Carta Encíclica SPE SALVI, dom Aguiar afirmou que “cada geração deve dar a sua própria contribuição para estabelecer ordenamentos convincentes de liberdade e de bondade, que ajudem a próxima geração ao uso adequado da liberdade e deem também assim, sempre dentro dos limites humanos, certa garantia também para o futuro”.

Sobre o propósito da 88ª Assembleia Plenaria, o presidente da CEM disse que “nessa consciência, plenamente alerta para assistir e examinar nossa contribuição como igreja particular, agora nós deteremos para revisar e valorizar o que nós fizemos nestes três últimos anos e o que nós poderemos fazer nos próximos três”.

O religioso cumprimentou o núncio apostólico no México, dom Christophe Pierre, bem como o secretário-geral da CEM, dom José Leopoldo González, e confiou a todos os bispos presentes o Espírito Santo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas