Gaudium news > Vaticano organiza Simpósio Internacional sobre Cuidados Paliativos e Saúde Mental na Velhice

Vaticano organiza Simpósio Internacional sobre Cuidados Paliativos e Saúde Mental na Velhice

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 10-12-2019, Gaudium Press) De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, organizado pela Academia Pontifícia para a Vida e pelo Cume Mundial de Inovação para a Saúde (World Innovation Summit for Health WISH), nos dias 11 e 12 de dezembro, amanhã e depois de amanhã, será realizado, no Augustinianum de Roma, o simpósio internacional “Religião e ética médica: Cuidados paliativos e saúde mental durante o envelhecimento.

Vaticano organiza Simpósio Internacional sobre cuidadospaliativos e saúde mental na velhice.jpeg

Dom Vincenzo Paglia

Nesta manhã de terça-feira, na Sala Stampa da Santa Sé, Dom Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, a diretora geral do WISH e o editor executivo de BMJ (British Medical Journal) apresentaram os conteúdos e alcances do Simpósio.

Cultura do descarte

Disse Dom Paglia que os dois temas escolhidos para este Congresso são importantes para o futuro de nossas sociedades e não só para a assistência sanitária, “porque os enfermos e anciãos são considerados como pessoas que não têm nada mais o que oferecer”. ” Não servem, são um peso para nossas sociedades que fazem da eficiência um mito absoluto”.

“O simpósio que começa amanhã, -destacou o presidente da Pontifícia Academia para a Vida- combina duas questões importantes para o futuro das políticas sanitárias em muitos países do mundo e não só do Ocidente.

Por um lado, assistimos a um envelhecimento crescente da população; por outro, a difusão de uma cultura da eutanásia, porque os enfermos terminais e as pessoas de idade avançada são considerados descartáveis em um mundo em centrado no benefício e a na economia, e as políticas sanitárias geralmente dão ocasião a uma mentalidade contabilista”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas