Gaudium news > Igreja celebra Padroeira da Aviação: Nossa Senhora de Loreto

Igreja celebra Padroeira da Aviação: Nossa Senhora de Loreto

Loreto – Itália (Terça-feira, 10-12-2019, Gaudium PressNeste dia 10 de dezembro de 2019, a Igreja Católica celebra pela primeira vez a memória litúrgica de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores.

Igreja celebra padroeira da aviação, Nossa Senhora de Loreto-Foto Ecclesia.jpeg

A devoção a Nossa Senhora de Loreto está ligada ao relato do milagre ocorrido com o translado da casa em que viveu a Virgem Maria, em Nazaré, para a localidade onde está a cidade italiana de Loreto.

Há 100 anos: “principal padroeira de todos os aviadores”

No início de dezembro, monsenhor Fabio Dal Cin, delegado pontifício da Santa Casa de Loreto, apresentou em conferência de imprensa o Ano Santo Lauretano, que transcorre durante as comemorações dos 100 anos que o Papa Bento XV proclamou a Bem-aventurada Virgem Maria de Loreto como “principal padroeira de Deus de todos os aviadores”.

Jubileu Lauretano

De acordo com a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, o Papa Francisco instituiu um ano de jubileu para o santuário italiano:

“Essa celebração ajudará todos, especialmente as famílias, os jovens, os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria que, concebendo o Cabeça da Igreja, nos acolheu também a nós, consigo”,

O documento, divulgado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos explica que “a veneração pela Santa Casa de Loreto tem sido, desde a Idade Média, a origem daquele peculiar santuário frequentado, ainda hoje, por numerosos fiéis peregrinos para alimentar a própria fé no Verbo de Deus feito carne para nós”.

O decreto da Congregação ainda informa que foi determinado que a nova memória deve constar em todos os calendários e Livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas.

O Papa convocou um Jubileu Lauretano para todos os que viajam de avião de 8 de dezembro de 2019 a 10 de dezembro de 2020 e a abertura da Porta Santa do Jubileu foi realizada no último domingo, na solenidade da Imaculada Conceição.

Como se recorda, Francisco visitou o santuário italiano de Loreto no dia 25 de abril passado, ocasião em que assinou a Exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), publicada na sequência do Sínodo dos Bispos que foi realizado em outubro de 2018.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas