Gaudium news > Papa Bento XVI envia mensagem a dominicanos pela morte de bispo emérito

Papa Bento XVI envia mensagem a dominicanos pela morte de bispo emérito

Santo Domingo (Terça, 10-11-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI expressou no último domingo (8) seu pesar pela morte do bispo emérito de Santiago, cidade localizada ao norte da República Dominicana, dom Roque Adames Rodríguez, que faleceu no dia 31 de outubro e cujos restos mortais foram sepultados na paróquia de Assunção da Pontífica Universidade Católica Madre y Maestra (PUCMM).

Em uma mensagem publicada pelo núncio apostólico no país, dom Jósef Wesolowski, o Santo Padre outorgou o afeto e a benção apostólica da Virgem Santíssima como sinal de fé e esperança no Senhor recussitado.

“Desejo expressar meu profundo sentimento de pesar aos familiares. Todos foram testemunhas de seu profundo ministério pastoral neste país em particular”, referiu-se o Papa em seu comunicado dirigido a comunidade católica e ao povo dominicano.

Os restos mortais e a missa de corpo presente de dom Roque Adames Rodríguez foram realizados após uma vigília de uma semana na qual participaram milhares de fiéis, entre eles empresários, políticos e funcionários do governo.

A missa de corpo presente foi realizada na Igreja de Nossa Senhora Assunção, localizada na universidade, pelo arcebispo de Santiago, dom Ramón Benito de La Rosa y Carpio, que afirmou não existirem palavras para definir a larga trajetória e trabalho pastoral desenvolvido em vida por dom Rodríguez.

O prelado ainda disse que o bispo emérito deixou grandes obras dentro e fora da Igreja, assim como o benefício da educação dominicana, a qual pôs em prática na Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) e na Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra (PUCMM), onde lecionou por vários anos.

Estiveram presentes durante a missa o bispo de Altagracia, dom Gregorio Nicanor Peña Rodríguez, o bispo de Barahona, dom Rafael Felipe Núñez, o bispo de Baní, dom Freddy Bretón, o bispo auxiliar da arquidiocese de Santo Domingo, dom Pablo Cedano, entre outros bispos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas