Gaudium news > 256 jovens recebem o Sacramento da Crisma no Ceará

256 jovens recebem o Sacramento da Crisma no Ceará

Ceará – Barbalha  (Terça-feira, 03-12-2019, Gaudium Press) No último domingo, 1º de dezembro, 256 jovens de comunidades pertencentes à paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha, Ceará, receberam o sacramento da Crisma. Os jovens foram preparados ao longo do ano para renovarem as promessas feitas pelos seus pais e padrinhos, no Batismo. Desta vez, eles mesmos professaram sua Fé pronunciando “Eu creio!”.

256 jovens recebem o Sacramento da Crisma no Ceará 1.jpg

Devido a grande quantidade de crismandos, o momento foi dividido em duas cerimônias presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira e concelebradas pelo pároco, Padre Francisco Marques.

No momento do ofertório, os jovens manifestaram seu desejo em servir ao Senhor participando da comunidade paroquial como leigos e leigas, nos grupos, movimentos e pastorais paroquiais. Cada jovem respondeu um questionário sobre sua disponibilidade em ajudar a comunidade paroquial, e em quais seguimentos mais se identificam.

Em sua homilia, Dom Gilberto falou sobre o Advento, que se iniciou neste domingo, e a importância de celebrar cada tempo deste novo ano litúrgico. “Assim como na natureza temos quatro tempos: inverno, verão, outono e primavera, e cada tempo tem a sua característica e o seu significado, assim é o ano litúrgico. Nós temos quatro tempos: Advento, Quaresma, Páscoa e Tempo Comum”, explicou.

256 jovens recebem o Sacramento da Crisma no Ceará 2.jpg

“Hoje para nós é um ano novo, em preparação para o Natal onde celebramos a encarnação do Cristo. Fecha-se o ano quando celebramos esses quatro tempos. Isso nos mostra que devemos buscar mais viver mais esses tempos do ano litúrgico, celebrar com maior importância a dimensão religiosa de nossa vida”, destacou.

O prelado destacou que as leituras do período do Advento nos convidam a ficar atentos e vigiar, pois a vinda do Senhor está próxima. “No Evangelho, ele diz: vigiai e alegrai-vos. O medo não é de Deus. Jesus sempre dizia: ‘Não tenhais medo!’. A alegria é uma característica daqueles que seguem a Jesus. Estejam atentos e preparados, o Senhor vai chegar. O senhor vem para destruir o mal e favorecer o bem, por isso não devemos temer, mas dizer : vem Senhor e acaba com o mal, constrói o teu reino de paz e de justiça”.

256 jovens recebem o Sacramento da Crisma no Ceará 3.jpg

“A vigilância consiste em acolher os sinais de Deus. Quantos sinais ele nos revela através das pessoas, da natureza e pelos acontecimentos? Nesses três elementos, Deus se revela a nós. Somos vigilantes quando vemos e acolhemos os sinais que Deus apresenta a nós”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas