Gaudium news > No Ângelus, Papa fala sobre a importância de Maria para a Igreja e a vida de Paulo VI

No Ângelus, Papa fala sobre a importância de Maria para a Igreja e a vida de Paulo VI

Brescia (Segunda, 09-11-2009, Gaudium Press) Apesar das intensas chuvas que caíram na região neste fim de semana, centenas de fiéis se dirigiram à Praça Paulo VI, em Brescia, para acompanhar neste domingo a oração mariana do Ângelus do Papa Bento XVI. Muitos estavam presentes desde mais cedo, para acompanhar também a celebração eucarística presidida pelo pontífice que antecedeu o Ângelus.

Em sua fala antes da oração, o Papa agradeceu as pessoas que colaboraram na preparação e na realização de sua visita pastoral e os que participaram da celebração eucarística por ele presidida. Em seguida, comentou a importância que a Virgem Maria tinha para o papa Paulo VI.

“O Servo de Deus Giovanni Battista Montini nutria uma profunda devoção pela Virgem Maria. Ele celebrou sua Primeira Missa no Santuário de Nossa Senhora das Graças, coração mariano de vossa cidade”, disse o Papa aos fiéis. Segundo Bento XVI, esta forte ligação com Maria acompanhou Paulo VI por toda a vida e marcou sensivelmente as ações de seu pontificado.

Como na própria condução do Concílio Vaticano II, conforme recordou Bento XVI:

“Nesta perspectiva, é importante o discurso de encerramento da 3ª Etapa do Concílio Vaticano II, em 21 de novembro de 1964. Naquela sessão foi promulgada a Constituição Dogmática Lumem gentium, sobre a Igreja, que dedica todo um capítulo a Maria”. Para o Papa Ratzinger, o Papa Montini observou naquela época que se tratava da mais ampla síntese de doutrina mariana que nenhum Concílio Ecumênico tinha elaborado antes.

“Como Paulo VI nós também hoje confiamos a Igreja em Brescia e toda a população dessa região aos cuidados de Maria e pedimos a ela que fortifique a esperança de seus filhos e os mantenha firmes na fé e na caridade” – concluiu Bento XVI que concedeu a todos sua bênção apostólica.

Não houve as tradicionais saudações nas diversas línguas após a oração. Em vez disso, o Papa encontrou com algumas pessoas enfermas que o esperavam dentro da Catedral. Bento XVI estava sorridente, mas sua voz demonstrava cansaço. Todas as pessoas que estiveram presentes na Praça receberam uma bolsa com uma bandeirola com as cores do Vaticano (amarelo e branco), o livreto para a Missa, um boné com o brasão de Bento XVI e um poncho. Os fiéis puderam também fazer ofertas para as iniciativas de caridade do Papa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas