Gaudium news > CNBB lança novas diretrizes para formação de sacerdotes

CNBB lança novas diretrizes para formação de sacerdotes

Redação (Segunda-feira, 18-11-2019, Gaudium Press) As Edições CNBB acabam de lançar as novas “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros na Igreja no Brasil”. A obra, que é fruto dos trabalhos da 56ª Assembleia Geral dos Bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2018, trata sobre as mudanças históricas e os desafios da atualidade na formação dos novos sacerdotes.

CNBB lança novas diretrizes para formação de sacerdotes.jpg

O documento apresenta também orientações para a formação de novos presbíteros no Brasil e a necessidade de uma formação permanente. De acordo com o texto, o novo sacerdote necessita possuir características como “coragem de alcançar todas as periferias geográficas e existenciais que precisam da luz do Evangelho, em uma atitude acolhedora e misericordiosa”.

Segundo Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, primeiro vice-presidente da CNBB e um dos responsáveis pela elaboração do texto na época, a Igreja no Brasil deve buscar “homens verdadeiramente apaixonados pelo Evangelho do crucificado/ressuscitado, homens entusiasmados pela proposta do Reino e por isso capazes de se lançar generosamente no trabalho apostólico”.

Inspirado na ‘Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O dom da vocação presbiteral’, publicada no dia 8 de dezembro de 2016, o documento destaca quatro características da formação sacerdotal: ela deve ser única, integral, comunitária e missionária.

As atuais Diretrizes para a Formação Presbiteral foram aprovadas na 48ª Assembleia Geral da CNBB, em 2010, e já visavam enriquecer a formação espiritual, humana, intelectual e pastoral dos futuros sacerdotes “com novos impulsos vitais, consoantes com a índole peculiar de nosso tempo”. As “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros na Igreja no Brasil” passaram a vigorar no Brasil em 12 de outubro de 2019, um mês depois do decreto ser aprovado pela Congregação para o Clero do Vaticano.

O documento as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros na Igreja no Brasil” pode ser adquirido no site das Edições CNBB. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas