Secretaria para a Economia da Santa Sé tem novo Prefeito
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-11-2019, Gaudium Press) Um jesuíta espanhol de 60 anos, Padre Juan Antônio Guerrero, foi nomeado pelo Papa para o cargo de Secretário para a Economia da Santa Sé.
Padre Guerrero é o Conselheiro Geral da Companhia de Jesus e Delegado do Padre Geral para as casas e as obras interprovinciais romanas.
O Jesuíta Padre Guerrero
“Como jesuíta é uma alegria receber uma missão diretamente do Papa. É um modo privilegiado para realizar a minha vocação”, disse o Padre Guerrero:
“A obediência que professo sempre me levou a percursos inesperados, conduziu-me a caminhos que jamais teria ousado e sou muito grato. Para mim, a obediência é um lugar privilegiado de encontro com o Senhor”.
O novo Prefeito, sendo Delegado do Padre Geral para as casas e as obras interprovinciais Romanas, é o Superior Maior de 360 jesuítas provenientes de 69 províncias jesuítas de todo o mundo.
Dentre as obras jesuítas sob sua responsabilidade estão 150 casas de formação e outras 210 que realizam sua missão nas seguintes instituições:
A Pontifícia Universidade Gregoriana, o Pontifício Instituto Bíblico, Pontifício Instituto Oriental, Observatório do Vaticano, Civiltà Cattolica, Centro Aletti, Colégio Russicum, Colégio Bellarmino, Colégio de Jesus, Dicastério para a Comunicação (Rádio Vaticano) e outros dicastérios da Santa Sé.
Padre Guerrero trabalhou no projeto de integração das três instituições acadêmicas em Roma (Gregoriana, Bíblico e Oriental) confiada aos Jesuítas pela Santa Sé, agora, deixa o projeto iniciado.
Além de suas atuais responsabilidades, o sacerdote jesuíta espanhol já cumpriu outras missões de governo:
foi provincial da Província jesuíta de Castiglia, com mais de 600 jesuítas e um bom número de obras e teve que repartir com poucos recursos contribuir para o processo de integração e reorganização das províncias jesuítas espanholas.
Outra palavra além de Surpresa
Padre Guerrero afirma:
“Surpresa” foi a palavra usada quando fui chamado de Moçambique para Roma para ser o Delegado do Padre Geral.
Para este novo serviço tenho que procurar outra palavra, porque não estava, absolutamente, no meu campo de possibilidades. Foi algo inesperado.
No início assustei-me e fiquei sem ação. Mas recebo com humildade, com confiança no Senhor e na equipe que já está trabalhando na Secretaria da Economia.
Da minha parte irei colaborar a serviço desta missão oferecendo o melhor que posso”.
(JSG)
Deixe seu comentário