Gaudium news > Bento XVI visita Brescia e Concesio para homenagear o Papa Paulo VI

Bento XVI visita Brescia e Concesio para homenagear o Papa Paulo VI

Brescia (Segunda, 09-11-2009, Gaudium Press) Brescia, cidade diocesana na região italiana da Lombardia e terra natal do Papa Paulo VI, recebeu, neste domingo (8), a esperada visita do Papa Bento XVI em sua 17ª viagem pastoral como pontífice pela Itália. A visita ocorre em homenagem ao 30º aniversário da morte de Paulo VI, que faleceu no dia 6 de agosto de 1978 na residência papal de Castel Gandolfo.

Trata-se da primeira visita de Bento XVI como pontífice a Brescia – ainda como cardeal, Joseph Ratzinger esteve anteriormente na cidade para uma conferência sobre “Teologia e Igreja”. Nas lembranças dos organizadores daquela viagem, o então prefeito da Congregação para Doutrina da Fé havia deixado uma excelente impressão de simplicidade e cortesia no trato. Em 1982, por conta da 85ª aniversário do nascimento do Papa Paulo VI e em 1998 para a beatificação de Giuseppe Tovino, João Paulo II também visitara Brescia. Em toda a sua história, a cidade já foi visitada pelos papas Inocêncio III, Eugênio III, Eugênio IV e Martinho V.

Brescia é uma das dioceses mais antigas da Igreja. Surgiu da filiação com a diocese milanesa entre o fim do século II e o início do IV. O primeiro bispo de que se possui algum registro histórico é Ursicino. A diocese é rica em figuras santas: há até o momento 45 santos brescianos, entre eles dom Arcangelo Tadino, canonizado por Bento XVI; 12 beatos brescianos; 4 veneráveis brescianos canonizados e 16 servos de Deus.

Bento XVI foi para Brescia de helicóptero, na manhã de ontem, partindo do aeroporto romano de Ciampino para o aeroporto militar “Tenente Alfredo Fusco”, de Ghedi, próximo à cidade. Ali começou oficialmente a sua visita pastoral.

Diversas autoridades políticas, civis e religiosas estavam presentes para receber o Santo Padre. O governo italiano foi representado pelo subsecretário do Conselho dos Ministros, Gianni Letta. Bento XVI foi recepcionado ainda pelo bispo de Brescia, dom Luciano Molinari, pelo núncio apostólico na Itália, dom Giuseppe Bertello, pelo pároco de Ghedi, mons. Gian Mario Morandini.

Participaram ainda da acolhida ao Papa o embaixador italiano junto à Santa Sé, Antonio Zanardi Landi, o prefeito de Ghedi, Adriano Paroli, o presidente da região da Lombardia, Roberto Formigoni, a prefeita de Brescia, Narcisa Livia Brassesco, e o presidente da província de Brescia, Daniele Molgora.

Antes de chegar à cidade, o Santo Padre parou brevemente na Igreja de Botticino Sera para venerar as relíquias de Santo Arcangelo Tadini, canonizado pelo próprio Bento XVI no dia 26 de abril deste ano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas