Gaudium news > Você sabe o que é a Inveja?

Você sabe o que é a Inveja?

Redação (Sexta-feira, 08-11-2019, Gaudium Press) Etimologicamente, a palavra “inveja” vem do verbo latino “videre” que indica a ação de ver, e da partícula in. Desta forma, “invidere” significa olhar com maus olhos, projetar sobre o outro um olhar malicioso.

 

Você sabe o que é a Inveja-.jpg

Definições

Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986) inveja é:

1- Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem;

2- Desejo violento de possuir o bem alheio. O Dicionário Houaiss (2003), define inveja como: “sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade ou a prosperidade de outrem. É o desejo irrefreável de possuir ou gozar, em caráter exclusivo, o que é possuído ou gozado por outrem”.

3- Para Tanquerey (1955, p. 531), a inveja é ao mesmo tempo: “paixão e vício capital. Como paixão é uma espécie de tristeza profunda que se experimenta na sensibilidade à vista do bem que se observa nos outros; esta impressão é acompanhada duma constrição do coração que lhe diminui a atividade e produz um sentimento de angústia…”

4- Segundo a Enciclopédia Europeo-Americana (1930, p. 203) a inveja, no seu conceito filosófico, “É uma paixão que é ao mesmo tempo, filha do orgulho e da malquerença. É um profundo pesar do bem que o outro goza e que se volta contra as pessoas a quem quer mal porque possuem o que ele por inveja quisera para si”.

Filósofos

As definições sobre a inveja que oferecem os diversos filósofos no decorrer da História concordam notavelmente entre si.

Na tradição aristotélica, ela é uma dor causada pela boa fortuna que goza alguns de nossos semelhantes. 

Para São Tomás de Aquino (Suma Teológica II-II, q. 36, a. 1.) a inveja é: “A tristeza do bem alheio enquanto se considera como mal próprio, porque diminui a própria glória ou excelência”.

Por Padre Inácio Almeida, EP

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas