Gaudium news > Catedral espanhola promove recitação da Liturgia das Horas para os leigos

Catedral espanhola promove recitação da Liturgia das Horas para os leigos

Espanha – Salamanca (Quinta-feira, 07-11-2019, Gaudium Press) Em sintonia com a iniciativa pastoral “Sem o Domingo não podemos viver”, posta em marcha na Diocese de Salamanca há um ano, a Catedral desta cidade espanhola está promovendo entre os leigos a recitação da Liturgia das Horas, exercício obrigatório aos clérigos e membros de institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, mas não aos leigos.

Catedral espanhola promove recitação da Liturgia das Horas para os leigos.png

Tal como assinala o presbítero Jesús Terradillos, cônego responsável da Liturgia na Catedral de Salamanca, que é citado em nota de imprensa publicada pela Diocese, “a Liturgia das Horas é a liturgia da Igreja, na qual se ora com os salmos por todas as necessidades do mundo e da Igreja”.

Recorda que os que têm o dever de recitar e rezar a Liturgia das Horas “o fazemos em nome de toda a Igreja, sobretudo os consagrados e os sacerdotes”.

Neste sentido o cônego assinala que os leigos, ao serem também Igreja, “deveriam participar, se não todos os dias, ao menos nas festas e nos domingos”.

Assim quando a igreja diocesana está revalorizando o dia de domingo, como Dia do Senhor, “o lógico seria que o povo cristão se reunisse para a Liturgia das Horas e para a celebração da Eucaristia”, acrescenta o Padre Terradillos.

Reitera que “é importante que isto o faça a Igreja, os consagrados, mas que os fiéis leigos também participem, como um convite, para que se unam a essa oração da Igreja”, sobretudo nos tempos de Advento, Natal ou Quaresma.

Com isso a Catedral de Salamanca está convidando os fiéis diocesanos a participarem da recitação das Laudes e Hora Média que se ora no Altar Maior todos os domingos e datas festivas das 10h15 às 10h45.

De acordo com o Código de Direito Canônico, cânones 1173 ao 1175, a Igreja “exercendo a função sacerdotal de Cristo, celebra a Liturgia das Horas, porque ouvindo a Deus que fala ao seu povo e recordando o mistério da salvação, lhe louva sem cessar com o canto e a oração, ao mesmo tempo que roga pela salvação de todo o mundo”.

A obrigação de celebrar a Liturgia das Horas é vinculada principalmente aos sacerdotes, aos membros de institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, de acordo com suas constituições, mas como indica o próprio Código de Direito Canônico, “se convida também aos demais fiéis para que, segundo as circunstâncias, participem na Liturgia das Horas, posto que é ação da Igreja”.

A Liturgia das Horas, ou Ofício Divino, é um conjunto de orações, entre salmos, antífonas, hinos, orações e leituras bíblicas, que a Igreja tem organizado para que se realizem em diversas horas do dia. Seu propósito é consagrar as horas ao Senhor oferecendo as orações pelas necessidades da Igreja. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas