Gaudium news > Papa visita Catacumba e celebra Missa de Finados

Papa visita Catacumba e celebra Missa de Finados

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 04-11-2019, Gaudium Press) No último sábado, Dia de Finados, o Papa Francisco visitou a catacumba de Priscila onde celebrou uma Missa .

Papa visita Catacumba e celebra Missa de Finados -Foto Divulgação.jpg

Foi esta a primeira vez que Francisco foi a uma catacumba no dia em que a Igreja comemora os fiéis defuntos.

Em sua homilia Francisco chamou a atenção para a “verdadeira identidade do cristão”.

Comentando passagens do Evangelho ele destacou que “Com as duas passagens do Evangelho, as Bem-Aventuranças e o Grande Protocolo (Mateus 25), nós mostramos nossa identidade de cristãos”.

“Sem isso, não há identidade. Há uma pretensão de ser cristão, mas não uma identidade”, sublinhou.

As Catacumbas de hoje

Francisco descreveu as catacumbas como sendo espaço de segurança, “onde as pessoas vinham para se esconder, também para sepultar os mortos”.

Mas o Pontífice lembrou também os cristãos que não têm lugares seguros para celebrar e que ainda celebram hoje a “Eucaristia em segredo”.

“Tantas catacumbas noutros países onde até mesmo devem fingir fazer festa ou um aniversário para celebrar a Eucaristia, porque naquele lugar é proibido fazê-lo: também hoje existem cristãos perseguidos, mais do que nos primeiros séculos”.

“As catacumbas, a perseguição, os cristãos – e essas leituras fazem-me pensar em três palavras: a identidade, o lugar e a esperança”, disse.

Catacumbas: identidade, lugar, esperança

“E hoje podemos perguntar: mas eu, onde me sinto mais seguro?

Nas mãos de Deus ou com outras coisas, com outras seguranças que nós “alugamos”, mas que no final caem, que não têm consistência? 

Esses cristãos com essa carteira de identidade que viviam e vivem nas mãos de Deus, são homens e mulheres de esperança: e esta é a terceira palavra que me ocorre hoje: esperança”.

Após a celebração o Papa Francisco regressou ao Vaticano. Lá chegando dirigiu-se para as Grutas da Basílica de São Pedro e sozinho, rezou em silêncio por alguns instantes diante dos túmulos onde estão sepultados diversos Papas.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas