Gaudium news > Bispo auxiliar de Santiago lança livro sobre bioética no Chile

Bispo auxiliar de Santiago lança livro sobre bioética no Chile

Santiago (Sexta, 06-11-2009, Gaudium Press) O bispo auxiliar de Santiago e membro da Pontifícia Academia para a Vida, dom Fernando Chomalí, lançou, na última quarta (4) no Chile, o livro “Bioética: o valor da vida humana à luz da razão e da fé” pela editora El Mercurio Aguilar. A cerimônia contou com a participação do arcebispo cardeal de Santiago, dom Francisco Javier Errázuriz, além dos bispos auxiliares da arquidiocese, autoridades diplomáticas e acadêmicas.

A obra foi apresentada pelo secretário-geral da El Mercurio, Carlos Scherer, que disse que o texto “é sincero para explicar assuntos tremendamente complexos e que representa um ato de amor, especialmente de amor ao próximo”, pois a finalidade do livro é “contribuir para que uma grande quantidade de pessoas se informem sobre os problemas éticos suscitados no campo da medicina e da biologia”.

A apresentação do livro ficou a cargo do reitor da Universidade Católica do Chile, dr. Pedro Pablo Rosso, que afirmou que os que têm recebido o dom da fé sabem que esta não desvia nem deturpa a razão, tampouco convida a colocar em parênteses nossa racionalidade. “Muito pelo contrário: ela ilumina e expande nossa capacidade de compreensão”, ressaltou.

O reitor da Universidade Católica assinalou ainda que dom Chomalí “descreve e analisa os dilemas da bioética em uma linguagem acessível e simples, buscando entregar a um público educado, mas não especialista, uma informação detalhada sobre os grandes temas da bioética contemporânea, com ênfase especial nos temas mais polêmicos”.

Em seu discurso, dom Fernando Chomalí explicou que uma das motivações que o levou a escrever é a forte convicção de que, por detrás dos conflitos éticos que são gerados devido a novos conhecimentos e tecnologias que tê se desenvolvido no campo da medicina e da biologia, está a dignidade do ser humano.

“Trabalhei pela claridade dos argumentos e sua racionalidade. Muitos pensaram que essa obra fosse um ataque frontal à ciência e seus vertiginosos progressos. Minha formação acadêmica me levou a escrever no convencimento de que a ciência e a medicina são um bem imenso que manifestam de modo admirável a inteligência humana e as virtudes do esforço, da disciplina em busca de um desejo sincero de servir”, afirmou o bispo auxiliar de Santiago.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas