Gaudium news > O sonho missionário de Claret contado por um Claretiano

O sonho missionário de Claret contado por um Claretiano

Redação (Quinta-feira, 24-10-2019, Gaudium Press) Hoje, 24 de outubro, a Igreja celebra Santo Antônio Maria Claret.

Por feliz coincidência, outubro é o mês das Missões e Santo Antônio Maria Claret sempre esteve ligado às Missões católicas.

O sonho missionário de Claret contado por um claretiano-Foto Arquivo Paroquial.jpg.jpg

E sua ligação com as Missões chegou a tal ponto que ele foi levado a fundar duas Comunidades Missionárias: a Comunidade dos Missionários do Coração de Maria, hoje chamados Missionários Claretianos, e as Missionárias Claretianas.

Claret e Missões para um Claretiano

Sobre Claret e Missões ouvimos o Padre Brás Lorenzetti, Pároco da Igreja do Imaculado Coração de Maria, localizada no Bairro de Higienópolis, na capital paulista.

E o Missionário Claretiano não poderia deixar de discorrer sobre seu fundador e sobre as Missões:

“Outubro é o mês das missões e, neste ano, ele foi declarado ‘Mês Missionário Extraordinário’. O objetivo deste mês extraordinário, disse Padre Brás, é dizer a todos nós cristãos que, pelo fato de sermos batizados somos também missionários. A comunidade dos fiéis é também convidada a retomar um novo impulso missionário, colocando a missão de Jesus no coração da Igreja”.

Para o Pároco da Igreja do Coração de Maria, seu Fundador, Santo Antônio Maria Claret (1807-1870) que foi um grande missionário do século dezenove, “é que nos inspira nessa proposta missionária”.

Caraterísticas de Santo Antônio Maria Claret

Além da característica devoção a Nossa Senhora que sabemos ter sido uma das marcas da espiritualidade do santo catalão, o Padre Brás recordou que “uma das características que definem Santo Antônio Maria Claret é o fato de ele ter tido uma profunda experiência de Deus, que o levou a uma opção radical por Jesus Cristo e por seu Reino”.

Porém, ressaltou, “o que mais caracteriza o nosso Santo é o seu anseio missionário que o animou durante toda sua vida: o desejo de pregar missões, de ser enviado aos lugares mais difíceis, de sofrer pela missão, tudo isto esteve presente em sua vida. “

“Sabemos que Claret possuía muitas habilidades e uma capacidade imensa de trabalho, no entanto, o fio condutor do qual tudo partia e para onde tudo convergia era sua vocação missionária”.

“Santo Antônio Maria Claret sonhava com uma Igreja ágil, desprendida, em permanente missão.”
E esse sonho o fez organizar um grupo de sacerdotes com a finalidade de pregar missões.

O sonho missionário de Claret contado por um claretiano .jpg

Radicalidade e Confiança

Padre Brás recorda que “o tempo foi passando, o grupo cresceu a ponto de se tornar uma Congregação Religiosa de Missionários, hoje presente em mais de sessenta países”.

E ele nos conta que “a radicalidade de Claret no seguimento de Jesus, andando a pé, enfrentando intempéries, desprendido de tudo e não aceitando recompensa pela pregação, tudo isso nos faz pensar na confiança que devemos ter na força da Palavra na pregação”.

Santo à frente de seu tempo…

“Ao mesmo tempo em que Claret imitava com radicalidade os apóstolos, ele também usava o que havia de mais criativo e atualizado em sua época para que a Boa Nova chegasse ao coração das pessoas.

Por isso Claret é considerado um santo à frente de seu tempo:

Escrevia mensagens em folhas avulsas, -uma espécie de recado para as pessoas apressadas-, pequenos livros para que as pessoas levavam consigo e pudessem consultar a todo tempo; promovia a troca de livros comuns por livros religiosos e instrutivos, além de escrever um devocionário que educou gerações (Caminho Reto).”

Seguir Claret

Encerrando suas palavras, o Padre Lorenzetti ainda falou das missões e de seu Fundador: “com Claret aprendemos o entusiasmo pela missão por todos os meios possíveis, atendendo sempre ao mais urgente, oportuno e eficaz.”

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas