Gaudium news > Santo Sudário é tema de curso livre ministrado em São Paulo

Santo Sudário é tema de curso livre ministrado em São Paulo

São Paulo (Terça-feira, 22-10-2019, Gaudium Press) Na próxima terça-feira, 29 de outubro, terá início, no Colégio Maria Imaculada (Av. Bernardino de Campos, 79) em São Paulo, um curso livre sobre o Santo Sudário de Turim.

Santo Sudário é tema de curso livre ministrado em São Paulo.jpg

Constituído por uma série de cinco encontros, o projeto pretende apresentar “o Sudário de Turim como objeto de cunho reflexivo e histórico, cuja influência ajudou a moldar a iconografia de Jesus Cristo, mas que extrapola o sacro, ao adentrar no artístico e científico”, dizem os organizadores.

Além disso, também será apresentada uma contextualização e análise crítica de possíveis trajetórias da relíquia ao longo dos séculos, e a influência do Sudário na arte como modelo paradigmático da representação de Jesus Cristo.

Serão realizadas reflexões acerca da visão científica do Sudário, a partir da fotografia de Secondo Pio no século XIX; e dos resultados do grupo estadunidense STURP, em 1978. E ainda a análise de obras artísticas com e sem a influência da relíquia.

O objetivo da iniciativa é apresentar o Santo Sudário de Turim não apenas como um mero objeto de cunho religioso, mas também como algo que transcende o sacro e adentra tanto no campo artístico, quanto no científico.

O responsável por ministrar o curso será o pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, Professor Dr. Jack Brandão, um dos mais renomados estudiosos do Santo Sudário no Brasil, que há mais de 30 anos, estuda o Sudário com o propósito de esclarecer que a relíquia católica não é uma construção medieval, conforme se divulgou em 1988, após o resultado do exame de carbono 14, e em 2018, por pesquisadores da Liverpool John Moores University, no Reino Unido, e da Universidade de Pavia, na Itália, após realizarem experimentos com sangue humano, manequins e voluntários – embora todos os resultados tenham sido contestados.

Essa série de encontros é voltada para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e à comunicação social, a religiosos, a pesquisadores, a professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, bem como a profissionais de todas as áreas, a estudantes universitários e a interessados em geral.

Interessados podem se inscrever clicando aqui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas