Gaudium news > Bispos de São Paulo são recebidos pelo Papa

Bispos de São Paulo são recebidos pelo Papa

Cidade do Vaticano (Sexta, 06-11-2009, Gaudium Press) Depois de uma pausa no mês de outubro, quando o Papa Bento XVI estava ocupado com o Sínodo sobre a África, reinicia no Vaticano a visita “ad Limina Apostolorum” dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 6 a 26 de novembro, Bento XVI receberá em audiências privadas os prelados do Regional Sul 1 da CNBB, que engloba o Estado de São Paulo. Trata-se do maior grupo de bispos brasileiros: aproximadamente 50.

Os primeiros integrantes da Regional encontraram o Papa no Palácio Apostólico hoje pela manhã. Os primeiros cinco bispos recebidos pelo pontífice foram o bispo de Santos, dom Jacyr Francisco Braido, o bispo de São Miguel Paulista, dom Manuel Parrado Carral – com o bispo emérito dom Fernando Legal, o bispo de Bauru, dom Caetano Ferrari, e o bispo de Piracicaba, dom Fernando Mason.

Os bispos da Regional Sul 1 foram divididos em dois grupos: o grupo A, que estará em Roma do dia 5 a 14 de novembro, e o grupo B, que irá entre os dias 16 e 26 de novembro. Além da cidade de São Paulo, outras cidades e centros importantes fazem parte da Regional Sul como Santo André, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo, Cubatão, Guarulhos, Jundiaí e Piracicaba.

O presidente da Regional Sul 1 é o bispo de Santo André, dom Nelson Westrupp, SCJ, e o vice-presidente é o bispo de Lorena, dom Benedito Beni dos Santos. O setor tem como secretário dom Airton José dos Santos, bispo de Mogi das Cruzes, e secretário executivo o Pe. Nilson Rosselli Filho.

A regional eclesiástica tem no total 6 arquidioceses (Aparecida, presidida por dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB, Botucatu, por dom Maurício Grotto de Camargo; Campinas, por dom Bruno Gamberini; Ribeirão Preto, por dom Joviano de Lima Júnior, São Paulo, pelo Cardeal dom Odilo Scherer, e Sorocaba, por dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues), 36 dioceses e duas eparquias de rito oriental.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas