Gaudium news > Argentina sedia 12º Encontro Monástico Latino-americano

Argentina sedia 12º Encontro Monástico Latino-americano

Argentina – Córdoba (Quarta-feira, 09-10-2019, Gaudium Press) Com o tema “Eucaristia e Vida Monástica”, a província argentina de Córdoba acolheu, entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro, o 12° Encontro Monástico Latino-americano. O evento, que contou com a presença de diferentes comunidades monásticas que vivem a Regra de São Bento em países como Chile, México, Guatemala, Brasil, Porto Rico, Costa Rica, Venezuela, Peru, Colômbia e Argentina, entre outros, se desenvolveu na Residência Franciscana de Santo Antônio de Arredondo, através de conferências, painéis, a celebração da Liturgia, celebração Eucarística e visitas especiais.

Argentina sedia 12º Encontro Monástico Latino-americano.jpg

Vários foram os temas abordados nas conferências apresentadas durante os dias do encontro, entre eles: “A Eucaristia no monacato primitivo”, a cargo de José Luis Olivares, osb; “‘Fazei isto em memória de mim’ – Uma reflexão sobre a Palavra de Deus e a Eucaristia na vida monástica”, desenvolvido por Gabriel Vecchi, ocso; “Eucaristia e serviço/missão de acolhida em nossos mosteiros”, aprofundado por Humberto Rincón Fernández, osb; “Considerações sobre a situação atual do monacato beneditino”, a cargo do abade Mauro Giuseppe Lepori, Ocist; e “O monge-sacerdote”, desenvolvido por Abraham Esquivel Armenta, osb, entre outros.

Momento destacado do Encontro foi a peregrinação que realizaram os membros das comunidades monásticas ao Santuário do Cura Brochero no dia 3 de outubro. No lugar ocorreu uma Missa presidida pelo Bispo de Cruz del Eje, Dom Ricardo Araya, que durante a homilia se referiu ao tema abordado “Eucaristia e Vida Monástica”, assinalando sobre São José Gabriel Brochero:

“A partir da comunhão eucarística com Cristo, Brochero foi configurando sua vida à de Cristo Pastor, em uma original síntese de graça e cultura serrana. A partir dessa comunhão eucarística foi transformando seu mundo de relações em espaços de comunhão e de integração com todos (…) Para Brochero o mistério da comunhão, que se visibiliza no sacramento eucarístico, excede o âmbito celebrativo”.

Recordou que das poucas coisas que o santo argentino deixou por escrito se conserva uma prática que realizou sobre a Última Ceia: “Para Brochero a Eucaristia é ‘o resumo de todas as obras que pode fazer o poder divino”. “Brochero não se santificou apesar de sua gente, mas percorreu um caminho de santidade eminentemente eucarístico, um caminho comunitário”, concluiu o Bispo de Cruz del Eje.

O Encontro, que foi organizado pela União Monástica Latino-americana foi concluído no domingo, 06 de outubro, com uma Missa presidida às 11h45, por Dom Martín de Elizalde, osb, Bispo emérito de Nueve de Julio.

A União Monástica Latino-americana está constituída pela Conferência de Comunidades Monásticas do Cone Sul (Surco), a Associação Beneditina Cisterciense do Caribe e dos Andes (Abecca) e a Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil (Cimbra). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas