Última aparição de Fátima: Arcebispo da Coreia presidirá Peregrinação Internacional de outubro
Fátima – Portugal (Terça-feira, 01-10-2019, Gaudium Press) O arcebispo de Seul, Cardeal Andrew Yeom Soo-jung , vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária à Cova da Iria, nos próximos dias 12 e 13 de outubro.
Esta peregrinação Internacional evoca a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Coca da Iria, Portugal, em 1917.
A presença do cardeal Andrew Yeom Soo-jung em Fátima pode ser interpretada como mais uma atenção que o Santuário dá ao continente asiático, de onde tem sido registado um significativo aumento anual de peregrinos.
No ano do Centenário das Aparições, uma das imagens da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve na Coreia do Sul, entre 22 de agosto e 13 de outubro, tendo percorrido 14 dioceses, numa visita sem precedentes.
A Peregrinação da Imagem de Fátima foi uma iniciativa conjunta do movimento “Apostolado Mundial de Fátima” na península coreana e da Igreja Católica local.
Estima-se que nesta ocasião, em 50 dias, cerca de 60 mil peregrinos tenham acompanhado a imagem da Virgem Peregrina.
A Imagem Peregrina visitou o Santuário da Paz de Fátima, localizado perto da fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul quando foi realizada, de 22 a 30 de agosto, uma novena pela paz no país.
A propósito do Santuário da Paz de Fátima, recorde-se que Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que o Santo Rosário fosse rezado para que a Paz fosse obtida.
E a Paz tem sido um tema muito frequente nas alocuções do prelado asiático que ainda no ano passado, na mensagem de Natal deixada à sua comunidade lembrava que a paz “é o tema mais importante na nossa vida” sublinhando que os cristãos “são os primeiros a responder ao desejo humano de paz, segundo o plano de Deus, radicado no amor e na justiça”.
Para ele, “Nós, cristãos, somos chamados a ser os primeiros construtores de paz neste mundo” enfatizava na ocasião o prelado asiático apelando à oração pela paz “que é um dom de Deus”.
Coreanos peregrinam a Fátima
Em 2018, dos 481 grupos de peregrinos provenientes da Ásia, que participaram nas celebrações oficiais do Santuário, 125 foram sul coreanos.
A Ásia é o “Eixo para onde o mundo cristão caminha”, disse o bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. Antônio Marto, no início deste ano.
Peregrinação Internacional Aniversária de outubro
Faz parte do programa oficial da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro uma conferência de imprensa que terá início às 16:00 horas do dia 12 e da qual participarão o Cardeal de Seul, o Cardeal Dom Antônio Marto e o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.
Esta peregrinação, que evoca a última Aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, na Cova da Iria, em 1917, começa com uma saudação inicial na Capelinha das Aparições, às 18:30 horas.
Em seguida haverá a recitação do Santo Rosário às 21:30 horas.
Após o Santo Rosário haverá a Procissão das Velas e, logo após, será celebrada a Missa da Vigília que contará com a participação efetiva dos colaboradores do Santuário de Fátima.
No dia seguinte, 13 de outubro, está programada para as 9:00 horas a oração do Terço, seguida da Missa Internacional.
Terminada a Santa Missa, inicia-se a Procissão do Adeus, no Recinto de Oração .
Cardeal Andrew Yeom Soo-jung
Dom Andrew Yeom Soo-jung foi feito Cardeal em fevereiro de 2014, no primeiro consistório do Papa Francisco.
O arcebispo de Seul está no governo da arquidiocese desde 2001, quando foi nomeado bispo-auxiliar.
O Purpurado foi Professor e Presidente da Songshin de Ensino Médio, Seminário Menor da Arquidiocese de Seul, entre 1973 e 1977.
Durante 10 anos foi pároco em três paróquias distintas e em 1987 foi nomeado para o Seminário Maior de Seul, missão que desempenhou até 1992.
Dom Andrew Soo-jung foi ainda membro do Conselho Permanente e da Comissão para as Missões, e da Comissão para a Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal da Coreia, bem como presidente do Comité para o Apostolado dos Leigos.
A 12 de janeiro de 2014, foi anunciada a sua nomeação como cardeal, o que se concretizou em fevereiro de 2014, tendo recebido o título de cardeal presbítero de São Crisógono.
(JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima)





Deixe seu comentário