Gaudium news > Igreja no México promove sétima edição de Congresso Eucarístico Nacional

Igreja no México promove sétima edição de Congresso Eucarístico Nacional

México – Mérida (Sexta-feira, 20-09-2019, Gaudium Press) Com o lema ‘Povo de Deus: levanta-te e come, o caminho é longo’, a Igreja Católica que peregrina no México celebrará o VII Congresso Eucarístico Nacional. O evento iniciado nesta sexta-feira, 20, irá até o próximo domingo, 22 de setembro, na cidade de Mérida, Yucatán.

Igreja no México promove sétima edição de Congresso Eucarístico Nacional.jpg

O objetivo, como expôs Dom Gustavo Rodríguez Vega, Arcebispo de Yucatán, na Carta Pastoral que emitiu há um ano ao convocar o Congresso Eucarístico, é animar nas Igrejas Particulares do México, a necessidade de “aprofundar e renovar constantemente sua Fé eucarística, para projetá-la em ações que favoreçam sua vida pastoral afim de continuar trabalhando pela paz e a justiça que permitam uma sociedade mais fraterna e solidária”.

Na dita Carta Pastoral, o prelado também assinala: “Estou seguro de que no coração de todos os fiéis (Bispo, sacerdotes, diáconos, religiosas, religiosos, jovens e adultos), há um grande desejo de chegar a um futuro que somente Deus conhece e a Ele pertence. Este Congresso deve servir para despertar, em todos, a coragem de arriscar-se junto a Deus e de nos tornarmos uma ‘igreja em saída’, como tantas vezes repetiu o Papa Francisco: uma igreja samaritana, próxima ao povo, pobre com os pobres, missionária, sinodal; em uma palavra, mais evangelizadora”.

Segundo a programação do evento, a cerimônia de boas vindas aos participantes ocorrerá às 17h (horário local) e estará a cargo do Padre Juan Pablo Moo Garrido, Coordenador Geral do Congresso Eucarístico. Dom Emilio Carlos Berlie, Arcebispo Emérito de Yucatán e encarregado da Dimensão Episcopal para os Congressos Eucarísticos, oferecerá as saudações por parte da coordenação; e às 17h20 será a abertura oficial do Encontro Eucarístico, a cargo de Dom Piero Marini, Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Às 19h15 será a Celebração Eucarística solene de início do Congresso, presidida pelo Arcebispo de Yucatán.

Durante o evento serão ministradas várias conferências. A primeira ocorrerá na própria sexta-feira, 20, às 17h30, com o tema “A Eucaristia me levou à Igreja Católica”, a cargo de Fernando Casanova Ramos, ex-pastor da Igreja Pentecostal, atualmente Doutor em Teologia e Catedrático. A segunda, também ministrada por Ramos às 9h15 do sábado, 21, terá por tema “A Presença real de Jesus Cristo na Eucaristia segundo as Sagradas Escrituras”.

A terceira, que se desenvolverá no sábado, desta vez às 11h30, será ministrada pelo Padre Rogelio Narváez Martínez, Diretor Nacional da Cáritas Mexicana, com o tema “A Eucaristia e sua Projeção Social”. A quarta, intitulada “A arte de celebrar a Eucaristia”, será apresentada neste dia às 15h15 por Dom Piero Marini.

A quinta conferência ocorrerá no domingo, 22 de setembro, às 10h, com o tema “Eucaristia Banquete ou Sacrifício?”, ministrada igualmente por Fernando Casanova Ramos; e a sexta e última, às 12h15 ministrada por Dom Rogelio Cabrera López, Presidente da Conferência Episcopal do México (CEM), que apresentará o tema ‘Ite missa est: Eucaristia, Discipulado e Missão’.

No Congresso haverá ainda, vários painéis com testemunhos sobre a Eucaristia, e momentos de celebração da Fé em torno de Jesus Eucaristia, como a Missa solene presidida por Dom Franco Coppola, Núncio Apostólico no México, no Estádio Carlos Iturralde às 17h do sábado 21; e a Eucaristia de Encerramento no domingo, 22, às 17h30, que será presidida por Dom Piero Marini.

Os trabalhos do Congresso se desenvolverão no Complexo Desportivo Kukulkán. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas