Gaudium news > Santuário de São Miguel Arcanjo prepara festa de seu padroeiro

Santuário de São Miguel Arcanjo prepara festa de seu padroeiro

São Paulo – Itapetininga (Quinta-feira, 19-09-2019, Gaudium Press) A Basílica de São Miguel Arcanjo, localizada na Diocese de Itapetininga (SP), iniciou no último domingo, 15, os preparativos para a celebração de seu padroeiro. Para a festa de São Miguel Arcanjo, que ocorrerá no próximo dia 29 de setembro, a igreja local preparou uma variada programação.

Santuário de São Miguel Arcanjo prepara festa de seu padroeiro 1.jpg

Programação

Um dos pontos altos da festa ocorrerá nos últimos nove dias, quando diariamente ao meio-dia, a Basílica receberá os fiéis para a oração do Rosário de São Miguel Arcanjo. Além disso, às 18h50 serão recitadas orações da Quaresma, seguido pela celebração da Santa Missa, presidida por diversos sacerdotes e Bispos dos quais se destacam: Dom Gregório M. Botelho, OSB, Basílica Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto/SP; Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo da Diocese de Itapeva/SP; Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo/SP; Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba/SP; e Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo Diocesano de Itapetininga/SP.

Santuário de São Miguel Arcanjo prepara festa de seu padroeiro 3.jpg

As celebrações do dia litúrgico de São Miguel Arcanjo, serão iniciadas às 7h com uma Santa Missa. Às 8h, ocorrerá uma Corrida e Caminhada de rua, seguida da premiação. Já às 10h será celebrada outra Santa Missa, seguida da bênção aos ciclistas e suas bicicletas. Ao meio-dia os fiéis serão convidados a rezar o Santo Rosário de São Miguel Arcanjo e a participar da Santa Missa prevista para às 13h.

Às 15h30, a Banda Marcial de São Miguel Arcanjo se apresentará em frente à Basílica, e em seguida será realizada uma Procissão à São Miguel Arcanjo, concluída com a celebração de uma Santa Missa Solene, que será presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo diocesano de Itapetininga/SP.

A Basílica São Miguel, que recebeu esse título do Vaticano no dia 21 de junho de 2018, é a única no Brasil dedicada ao Arcanjo.

Festa dos Santos Arcanjos

A Igreja Católica celebra anualmente a festa dos Santos Arcanjos: São Gabriel, São Rafael e São Miguel. Entretanto, o que mais se destaca entre eles é São Miguel, o Príncipe da Milícia Celeste, que tem por missão proteger os fiéis nas lutas contra o demônio e seus anjos do mal.

Santuário de São Miguel Arcanjo prepara festa de seu padroeiro 2.jpg

São Miguel Arcanjo foi quem, no combate dos anjos de Lúcifer contra os anjos de Deus, gritou “Quem como Deus!” – significado do seu nome – e saiu vitorioso contra o anjo das trevas. Desde então, esse Arcanjo foi tomado como protetor contra as tentações e lutas com o espírito mal. A forte devoção à este Santo fez com que a Igreja lhe dedicasse uma quaresma (quarenta dias), especial para súplica de sua intercessão e proteção. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas