Papa Francisco recebe jornalistas da RAI e afirma: que a informação regional comunica “a voz do povo.”
Cidade do Vaticano (Segunda-Feira, 16-09-2019, Gaudium Press) O Papa falou na ocasião que “as notícias locais não são menos importantes que as notícias nacionais”, derrubando assim um clichê muito frequente no mundo do jornalismo. Explicou o Papa Francisco que notícias locais são mais autênticas e genuínas, em todos os aspectos: social, cultural e e espiritual.
Afirmou o cuidado que deve-se ter ao elaborar as notícias, para que elas sejam transmitidas na íntegra e cuidadosamente “de modo a incentivar a reflexão”.
A globalização: boa e má
Explicou o Pontífice que há diferenças entre a boa e má globalização. A boa é fonte de união e pode ajudar a “sermos membro um do outro”. Ao contrario, a má é prejudicial e torna todos iguais, desrespeitando a culturas, histórias e tradições.
Figuras geométricas
O Papa utilizou as figuras geométricas da esfera e do poliedro. Na primeira tudo é igual e uniforme, os pontos são equidistantes do centro sem diferenças. Já no poliedro “há coerência, mas também há diversidade, uma variedade de posições”. Aplicou a imagem do poliedro as notícias regionais. Elas são ricas em expressões e deve-se mergulhar em duas direções: “mergulhar no cotidiano, na realidade local”. Esse universo é formado por pessoas, eventos, problemas e esperanças, que merecem ser noticiados.
Tradição quem merece ser reconhecida
O Papa Francisco finalizou suas palavras, incentivando aos jornalista e a equipe de televisão a continuarem com seus trabalhos contando histórias e divulgando realidades autenticas que existem, ainda hoje, em vários rincões da Itália, pois há “oceano submerso da bondade” e que “merece ser conhecido”. (PJS)
Gaudium Press com informação – Vatican News
Deixe seu comentário