Gaudium news > Correios lançam selos nos 100 anos da cripta da Catedral da Sé de São Paulo

Correios lançam selos nos 100 anos da cripta da Catedral da Sé de São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 06-09-2019, Gaudium Press) A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou na última quinta-feira, 5, a emissão comemorativa “100 Anos da Cripta da Catedral da Sé”. O evento de lançamento ocorreu na Catedral Metropolitana de São Paulo, após uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Correios lançam selos nos 100 anos da cripta da Catedral da Sé de São Paulo.jpg

Todos os selos dessa coleção trazem na parte superior o característico teto da cripta, formado por abóbadas de tijolinhos aparentes. Em dois dos selos, está retratada a escadaria que dá acesso à cripta, localizada sete metros abaixo do nível da Praça da Sé. Outros dois reproduzem imagens que representam Jó e São Jerônimo: simbolizam a morte e a ressurreição, e foram esculpidas em mármore de Carrara pelo escultor paulista Francisco Leopoldo e Silva, especialmente para o edifício.

O altar da cripta também é retratado. Por fim, marcando a presença das importantes personalidades cujos restos mortais estão abrigados na cripta centenária, um dos selos apresenta a reprodução da medalha que orna o túmulo de Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo entre 1908 e 1938 e responsável pelo desenvolvimento do projeto de construção e início das obras da Catedral.

Com tiragem de 180 mil selos e valor de R$ 1,30 cada unidade, as peças estarão disponíveis nas principais agências dos Correios e também na loja virtual.

Cripta da Catedral da Sé de São Paulo

Inaugurada em 16 de janeiro de 1919, a cripta da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo foi a primeira parte concluída do novo templo na reformulada Praça da Sé – que substituía o antigo largo de mesmo nome, quatro vezes menor. A nova praça integrava um conjunto maior de ações da prefeitura de São Paulo que tinham o objetivo de adequar a cidade ao seu crescimento desordenado, fruto do sucesso da economia do café.

Cripta catedral da sé.jpg

Espécie de capela subterrânea, a cripta acolhe os túmulos dos Bispos e Arcebispos que governaram São Paulo ao longo desses 274 anos de história (a partir de 1745 como Diocese, com território desvinculado da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e desde 1908 como Arquidiocese). Estão no local os restos mortais de Bispos como Dom Duarte Leopoldo e Silva, que foi o primeiro Arcebispo de São Paulo e conduziu a elaboração do projeto e os primeiros passos das obras da nova catedral, e de Dom José Camargo de Barros, morto num naufrágio que foi imortalizado em tela do pintor paulista, Benedito Calixto. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas