Gaudium news > Estevão I da Hungria, Rei, pai de uma família de Santos , conselheiro, …Santo

Estevão I da Hungria, Rei, pai de uma família de Santos , conselheiro, …Santo

Redação (Sexta-feira, 16-08-2019, Gaudium Press) Hoje a Igreja comemora Santo Estevão, Rei da Hungria.
O Rei Santo nasceu do final do século X, filho do príncipe Geza e da rainha Sarolta. Recebeu o nome Vajk mas, ao ser batizado, passou a chamar-se Estêvão, depois que a família real húngara abraçou o cristianismo.

Estevão I da Hungria, Rei, pai de uma família de Santos , conselheiro-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Juventude

Na sua juventude, o futuro Rei da Hungria aprendeu latim com Santo Adalberto e dele recebeu a educação cristã.

Casou-se com a Beata Gisela da Baviera, irmã do imperador do Sacro Império Romano Germânico, Santo Henrique II.

Quando seu pai morreu, sucedeu-o no trono e se tornou rei.

O Reinado de um Santo

Estêvão foi coroado por Santo Anastácio, discípulo de Santo Adalberto, que foi enviado pelo Papa Silvestre II para esta missão. A partir dai, o ocidente reconheceu seu reino.

Estevão organizou a vida política e religiosa da nação, construiu igrejas e mosteiros.

Entre seus colaboradores próximos estavam os monges beneditinos, ordem da qual procederam os primeiros bispos do novo reino como Santo Anastácio, São Beszteréd, São Gerardo Sagredo, o Beato Sebastião de Esztergom, entre outros.

O povo estava acostumado a adorar vários deuses, mas isso não o desanimou em seu trabalho de evangelização e foi obtendo conversões com a dedicação ao seu povo e o exemplo de sua vida.

Santo Estêvão e seu filho, Santo Américo, defenderam seu povo do ataque das tropas de Conrado II, que tentava submeter o reino.
Um ano mais tarde, seu filho morreu.

Com a ajuda de Deus, o Rei Estevão I conseguiu muitas conversões.

Faleceu em 15 de agosto de 1038 e foi sepultado na Basílica Székesfehérvár, que ele mesmo tinha mandado construir e que foi uma das maiores basílicas da Europa.

Santo Estevão I da Hungria foi canonizado pelo Papa São Gregório VII em 1083 e sua festa é celebrada no dia 16 de agosto.

Vale a pena relembrar

Santo Estevão foi rei da Hungria e esposo da Beata Gisela da Baviera. Do amor dos dois nasceu Santo Américo.

Como Rei, Pai e Cristão exemplar, Estevão sabia aconselhar e seus conselhos tinham força de autoridade porque vivia o que recomendava.

Os conselhos que transcrevemos abaixo foram dados por ele a seu filho Santo Américo afim de que pudesse governar com sabedoria, impor-se com doçura e ser exemplo de varão católico para, assim, governar com santidade.

Cinco Conselhos de um Rei Santo

1 – Conservar a fé
“Em primeiro lugar, te peço, aconselho e te recomendo, amadíssimo filho, se desejas honrar a coroa real, que conserve a fé católica e apostólica com tal diligência de maneira que esta sirva de exemplo a todos os súditos que Deus te deu, e que todos os homens eclesiásticos possam com razão te chamar homem de autêntica vida cristã, sem a qual com certeza não mereceria ser chamado de cristão ou de filho da Igreja”.

2 – O dom da vigilância e proteção

“No palácio real, depois da fé, ocupa o segundo lugar a Igreja, fundada primeiro por Cristo, nossa cabeça, transplantada logo e firmemente edificada por seus membros, os apóstolos e os santos padres da Igreja, e difundida pelo mundo todo. E, embora sucessivamente engendre novos filhos, em certos lugares já é considerada como antiga”.

“Em nosso reino, amadíssimo filho, deve considerar-se ainda jovem e recente, e, por isso, necessita uma especial vigilância e proteção; que este dom, que a divina clemência nos concedeu sem merecê-lo, não seja destruído ou aniquilado por seu descuido, preguiça ou por sua negligência”.

3 – O mesmo tratamento com todos

“Meu filho amadíssimo, ternura do meu coração, esperança de uma descendência futura, te rogo e imploro que sempre e em qualquer ocasião, baseado nos seus bons sentimentos, seja benigno não só com os homens de linhagem ou com os chefes, os ricos e os do país, mas também com os estrangeiros e com todos os que te procurem. Porque o fruto desta benignidade será o motivo de maior felicidade para ti”.

4 – Compassivo e misericordioso

“Sejais compassivo com todos aqueles que sofrem injustamente, recordando sempre no fundo do coração aquele ensinamento do Senhor: misericórdia quero, não sacrifícios. Sejais paciente com todos, com os capitalistas e com os que não o são”.

5 – Forte e honesto

“Sejais, finalmente, forte; que não vos ensoberbeça a prosperidade nem te desanime a adversidade. Sejais também humilde, para que Deus vos elogie, agora e no futuro. Sejais moderados, e não vos exceda no castigo ou a condenação. Sejais mansos, sem ir contra a justiça. Sejais honestos, de maneira que nunca seja para ninguém, voluntariamente, motivo de vergonha. Deveis ser pudico, evitando a pestilência da obscenidade como um aguilhão de morte”.

“Todas estas coisas que te indiquei brevemente são as quais compõem a coroa real; sem elas ninguém é capaz de reinar neste mundo nem de chegar ao reino eterno”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ACI Digital)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas