Gaudium news > Cardeal Monterisi representará Papa na entronização do Imperador do Japão

Cardeal Monterisi representará Papa na entronização do Imperador do Japão

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 13-08-2019, Gaudium Press) O Cardeal italiano Francesco Monterisi representará o Papa Francisco nas cerimônias de entronização do novo imperador do Japão, Naruhito, no próximo dia 1º de maio.

Cardeal Monterisi representará Papa no Japão-Foto Arquivo GAudiumPress.jpg

Naruhito sucede seu pai, o Imperador Akihito, que numa atitude sem precedentes na história japonesa, abdicou o trono.

Cardeal e Nagasaki

O Cardeal Monterisi, tem 85 anos, e é o Arcipreste Emérito da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.

A nomeação do enviado pontifício ocorreu um dia após os 74 anos do lançamento da bomba atômica pelos Estados Unidos, na cidade de Nagasaki, em 9 de agosto de 1945, já no final da Segunda Guerra Mundial.

Recorda-se que Nagasaki era uma das cidades com maior presença católica no Japão e tinha uma rica história de mártires cristãos dos séculos XVI e XVII. Naquele dia dois terços dos católicos de Nagasaki perderam a vidana explosão.

Desejo

O Papa Francisco já havia felicitado o novo imperador Naruhito através de um telegrama enviado em 2 de maio:

“Dirijo a Sua Majestade as minhas saudações cordiais e as melhores felicitações por ocasião de sua ascensão solene ao trono, e asseguro as minhas orações para que possa ser sempre dotado de dons de sabedoria e força no serviço dedicado à nação”, escreveu, então, Papa Francisco.

Por outro lado, também cabe recordar que, durante a viagem à Jornada Mundial da Juventude do Panamá, em janeiro deste ano, o Papa Francisco mostrou sua disposição de viajar ao Japão no próximo mês de novembro. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas