Bispo auxiliar assume diocese de Porto Nacional no Tocantins
Tocantins (Quarta, 03-11-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Porto Nacional, no Tocantins, dom Geraldo Vieira Gusmão, que completou 75 anos no mês passado. Com a renúncia, assume a pastoral da diocese de Porto Nacional o bispo auxiliar, dom Romualdo Matias Kujawski. O anúncio foi divulgado nesta quarta (4) conforme boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Dom Gusmão teve seu pedido de renúncia aceito pelo Santo Padre com base no cânone 401 §1º do Código de Direito Canônico – que estabelece que todo bispo deve apresentar sua aposentadoria quando chegar a essa idade.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de sua assessoria de imprensa, agradeceu a dom Geraldo pelos onze anos de dedicado pastoreio ao povo de Deus na diocese tocantinense. Ao mesmo tempo, saudou dom Romualdo que assume o governo da diocese, desejando-lhe frutuoso trabalho junto aos seus diocesanos.
Dom Romualdo Matias Kujawski
Natural de Poznan, na Polônia, dom Romualdo tem 62 anos e foi ordenado bispo em 15 de agosto de 2008, em Palmas (TO). Tomou posse como bispo auxiliar de Porto Nacional no dia 30 de agosto do ano passado.
Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973.
Antes de ser ordenado bispo, dom Romualdo foi vigário paroquial em Biezdrowo, em Zniemysl, em Ostrów Hlkp e professor no curso de teologia para leigos, todos em Poznan, cidade da Polônia. Foi também administrador paroquial de Kamionna, localizada na mesma cidade.
No Brasil, foi professor de Teologia de Espiritualidade em Diamantina (MG) de 1988 a 1990, reitor do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo e Vigário para a administração da arquidiocese de Palmas de 1999 a 2008.
Deixe seu comentário