Gaudium news > Via Sacra do Santuário de Fátima é alvo de vandalismo

Via Sacra do Santuário de Fátima é alvo de vandalismo

Portugal – Fátima (Segunda-feira, 29-07-2019, Gaudium Press) Entre a noite de quinta-feira, 25 de julho, e a manhã de sexta-feira, 26, desconhecidos vandalizaram as imagens entre a terceira e a sétima estações da Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, em Fátima (Portugal), pichando palavras obscenas nas mesmas.

Via Sacra do Santuário de Fátima é alvo de vandalismo 1.jpg

O gabinete de comunicação deste Santuário mariano declarou que “este ato revela desrespeito por um lugar importante para os crentes”. O caso foi entregue às autoridades, e a limpeza dos monumentos já foi iniciada.

“Prometemos ser breves mas há condicionantes técnicas que têm de ser observadas nomeadamente a escolha e o teste dos produtos que serão mais adequados para remover a tinta amarela da cantaria, que é feita de uma pedra especial”, asseguram.

Devido à este ato de vandalismo, o Santuário colocou tapumes em frente de cada estação vandalizada, com uma imagem da referida estação, enquanto prossegue com a limpeza.

De acordo com Carmo Rodeia, porta-voz do Santuário, “esta zona não fica no coração do Santuário, mas é um espaço devocional muito importante, sobretudo para grupos organizados que visitam Fátima, muitos deles estrangeiros. Queremos que as pessoas façam a Via-Sacra sem constrangimento”.

Via Sacra do Santuário de Fátima é alvo de vandalismo 2.jpg

A Via-Sacra, do Caminho dos Pastorinhos, foi construída com o apoio dos católicos Húngaros na década de 1960. Sua primeira pedra foi abençoada em 21 de junho de 1959 e as estações foram abençoadas em 12 de maio de 1964. Os painéis das estações, em baixo relevo são da autoria de Maria Amélia Carvalheira da Silva.

Esse espaço é usado normalmente em três momentos ao longo do ano: a Via-Sacra na Sexta-feira Santa; em 21 de março, para assinalar a data das Aparições do Anjo, ocorrida em 1916; e no dia 19 de agosto, para recordar a aparição de Nossa Senhora nos Valinhos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas