Gaudium news > Dom Walmor celebra Missa de ação de graças em Mosteiro Concepcionista

Dom Walmor celebra Missa de ação de graças em Mosteiro Concepcionista

Minas Gerais – Belo Horizonte (Quinta-feira, 11-07-2019, Gaudium Press) O Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu uma Santa Missa no Mosteiro das Irmãs Concepcionistas de Macaúbas, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dom Walmor celebra Missa de ac?a?o de grac?as em Mosteiro Concepcionista.jpeg

A celebração, que ocorreu no último domingo, 07, foi realizada em ação de graças pela conclusão das obras de restauração de parte do muro que protege o Mosteiro, pela Beatificação de 14 Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição assassinadas durante a Guerra Civil espanhola e pela abertura oficial de uma exposição fotográfica sobre o cotidiano de oração e trabalho no Mosteiro.

Às 10h foi dada a bênção no muro restaurado e em seguida Dom Walmor celebrou a Santa Missa na Capela do Mosteiro. Em sua homilia, o prelado destacou o trabalho desenvolvido pelas Irmãs de Macaúbas na manutenção de um dos mais importantes marcos da religiosidade da Arquidiocese de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Além disso, o Arcebispo ressaltou a Fé e a entrega das Irmãs mártires como testemunho da Fé Cristã, sendo esse um exemplo que deve ser guardado no coração de todos.

O ápice da cerimônia foi a leitura dos nomes das 14 Irmãs Concepcionistas assassinadas durante a Guerra Civil espanhola de 1936. As religiosas foram beatificadas no dia 22 de junho de 2019, na Catedral Santa Maria a Real de Almudena, em uma cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Giovanni Angelo Becciu.

A leitura dos nomes foi feita sob o som do repicar dos sinos do Mosteiro, ao mesmo tempo em que uma fina cortina de seda que encobria a imagem oficial das mártires foi descerrada. Na obra artística, de autoria do artista espanhol Luis Ruiz, são retratadas as Irmãs martirizadas em uma escadaria que tem em sua parte superior a imagem de Nossa Senhora e de Santa Beatriz da Silva Menezes, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

Ao término das celebrações, os fiéis puderam admirar uma exposição fotográfica que retrata os trabalhos das Irmãs Concepcionistas em atividades que revezam oração, trabalhos manuais, cuidados com o jardim e a horta, além da manutenção do complexo histórico. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas