Centenário da Coroação da Imagem do Carmo: Recife realiza Exposição Fotográfica
Recife – PE (Terça-feira, 02-07-2019, Gaudium Press) Na segunda-feira, primeiro de julho, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife, Pernambuco, lançou a exposição fotográfica denominada “Rainha de Pernambuco: Uma Memória da Coroação Canônica de Nossa Senhora do Carmo”.
Além de um acervo com mais de 40 fotografias histórias, estão expostas pinturas e desenhos. Entre as pinturas está o quadro do pintor, vitralista e arquiteto alemão radicado no Brasil, Henrique Moser, que retrata a coroação canônica da Imagem da Virgem do Carmo.
Uma série de documentos fotográficos: revistas, jornais, pinturas, completam a exposição.
No rol dos trabalhos artísticos estão sendo mostradas pinturas e vitrais do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, e do Palácio da Justiça de Pernambuco.
A mostra inclui ainda várias obras que compõem a decoração da própria Basílica do Carmo.
A abertura da mostra que aconteceu ontem, 01/07, foi restrita a convidados.
A partir de hoje, 02 de julho, a mostra estará aberta toda semana, exceto aos domingos, recebendo os visitantes até o dia 15 próximo, no andar térreo da Basílica, de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 16h, e aos sábados, das 8h às 11h.
Coroação Canônica da Imagem da Virgem do Carmo
Em 2019 acontece na Arquidiocese de Olinda e Recife a celebração comemorativa dos 100 anos da coroação canônica da imagem da mãe do Carmelo como Rainha de Recife e de Pernambuco.
Neste Centenário, a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, a Província Carmelitana Pernambucana e a Arquidiocese de Olinda e Recife se preparam para celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que inicia no sábado (06) e segue até 16/07.
A Festividade deste ano tem como tema:
‘’Mãe do Carmelo, há 100 anos Coroada, Te Louvamos!”
O lema das celebrações será:
‘’Oh Maria! Pernambuco e Recife sob a Tua Proteção.”
História
No dia 21 de setembro de 1919 o Papa Bento XV concedeu esse privilégio litúrgico e benção canônica à imagem através de pedido do povo pernambucano, que solicitou por meio de abaixo assinado a coroação.
Pedido semelhante já havia sido feito pelos fiéis católicos pernambucanos no ano de 1909, quando a Virgem do Carmo foi aclamada padroeira do Recife.
As comemorações deste ano jubilar foram iniciadas em agosto de 2018, com a realização do Festival “Carmelo Canta”, quando foi escolhido o hino oficial do centenário. Em setembro do mesmo ano, os festejos continuaram com o tríduo de abertura e o lançamento oficial do tema da edição da festa 2019.
Neste ano, o início das comemorações do centenário ocorreu em março, com o início da peregrinação com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo percorrendo em visitas as paróquias e vicariatos da Província Eclesiástica de Pernambuco. A peregrinação vai até setembro.
Dentro do calendário das comemorações do Centenário da Coroação, foi lançada em maio a “Campanha dos Sinos” que visa conseguir recursos para a reforma e melhora do campanário da Basílica. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Pascom AOR)
Deixe seu comentário