O que fará o Papa em Moçambique, Madagascar e Maurício
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-07-2019, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano informou que o Papa viajará a Moçambique, Madagascar e Maurício, de 4 a 10 de setembro como “Peregrino da Paz”.
O Vaticano divulgou também a programação do Papa Francisco nesta nova Viagem Apostólica a ser realizada à África, no próximo mês de setembro.
O Pontífice visitará as cidades de Maputo, Antananarivo e Port Louis.
Programa oficial passo-a-passo
A viagem inicia-se em Roma no dia 4 de setembro quando Francisco parte do Aeroporto Internacional de Fiumicino às 8h (horário italiano) com destino a Maputo, em Moçambique.
Chegando à ex-colônia portuguesa, a cerimônia de boas-vindas acontece no final da tarde no aeroporto local.
No dia seguinte, em 5 de setembro, o Papa fará uma visita de cortesia ao presidente, no Palácio “Ponta Vermelha”, onde também encontrará as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Nessa ocasião Francisco fará o seu primeiro discurso.
Ainda pela manhã, no Pavilhão Maxaquene, o Pontífice vai falar aos jovens num encontro inter-religioso.
Depois do almoço na Nunciatura Apostólica, o Papa desloca-se até a Catedral da Imaculada Conceição onde o estarão aguardando bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas, catequistas e animadores que esperam pelo terceiro e último discurso que Francisco proferirá naquele dia.
Moçambique, 6 de setembro
No dia 6 de setembro, o Papa visita o Hospital de Zimpeto e, em seguida, dirige-se ao estádio local para a Santa Missa.
Logo no início da tarde, Francisco se despede de Maputo e viaja a Antananarivo, em Madagascar, onde será recebido em cerimônia de boas vindas no aeroporto.
Madagascar
Depois da chegada a Antananarivo na tarde do 6 e das cerimônias de boas-vindas ainda no aeroporto, para a manhã do dia 7 de setembro, está prevista uma visita de cortesia ao presidente no Palácio Iavoloha.
Em seguida, logo após estar com o Presidente, o Papa dirige-se até o Ceremony Building, para um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.
Será nesta ocasião que Francisco pronunciará seu primeiro discurso no país.
O Papa também vai celebrar, ainda neste mesmo dia, a Hora Média no Mosteiro da Ordem das Carmelitas Descalças.
Logo após o almoço, o Papa Francisco dirige-se para a Nunciatura Apostólica.
Francisco encontra-se com os bispos na Catedral de Andohalo dirigindo-lhes um discurso para, depois visitar a sepultura da Beata Victoire Rasoamanarivo.
O último compromisso do dia será com os jovens no Campo Diocesano de Soamandrakizay, quando o Pontífice pronunciará um discurso.
O Papa voltará ao Campo Diocesano no dia 8 de setembro para presidir a celebração de uma Santa Missa. Depois do almoço, Francisco terá a ocasião de visitar a Cidade da Amizade de Akamasoa.
Para este dia está prevista uma oração com os trabalhadores no canteiro de obras de Mahatzana e deverá acontecer o tradicional encontro com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas no Colégio Saint Michel.
Segunda-feira, 9 de setembro: Maurício
Na segunda-feira, 9 de setembro, logo pela manhã, o Papa Francisco deixa Madagascar e parte para Maurício, quando será recebido em cerimônia de boas-vindas ainda no aeroporto de Port Luis.
Francisco dá continuidade a sua visita ainda pela manhã celebrando uma Santa Missa no Monumento de Maria, Rainha da Paz.
Depois do almoço, serão realizadas as visitas ao Santuário de Père Laval e ao Palácio Presidencial, onde irá encontrar o presidente do país, o primeiro-ministro e as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Esta visita será encerada com um discurso do Pontífice.
Neste mesmo dia, o Papa Francisco retorna a Antananarivo.
Terça-feira, 10 de setembro
No dia 10 de setembro o Papa Francisco retorna a Roma, encerrando, então, sua Viagem Apostólica a Moçambique, Madagascar e Maurício. (JSG)
Deixe seu comentário