JMJ 2022 – Lisboa: Papa anuncia temas para o encontro de jovens
Cidade do Vaticano (Terça-feia, 25-06-2019, Gaudium Press) No último fim de semana, no Vaticano, enquanto falava aos jovens participantes do XI Fórum Internacional da Juventude dedicado ao Sínodo e à Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’, (-iniciativa promovida pela Santa Sé-), o Papa Francisco anunciou:
“A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”.
Na ocasião, foram também anunciados os temas escolhidos para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que deve culminar com a celebração internacional do evento que será realizado em Lisboa, no verão de 2022.
Ainda em seu discurso, o Papa manifestou a intenção de que estes temas promovam uma “harmonia” entre o itinerário para a JMJ 2022 e o caminho da Igreja Católica após o Sínodo dedicado às novas gerações, realizado em outubro de 2018.
Disse o Pontífice:
“Desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal.
Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês.
Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias”.
O Tema da JMJ 2022
A 37ª Jornada Mundial da Juventude a ser realizada em terras de Portugal, terá como tema uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) que trata da visita de Nossa Sem hora a sua prima Santa Isabel, mãe do precursor de Jesus São João Batista.
Preparando-se para celebrações da 37ª JMJ, já em 2020 acontecerá a realização da JMJ nível diocesano nas várias comunidades católicas, no Domingo de Ramos que, em 2020, será comemorado a 5 de abril.
“Jovem, eu te digo, levanta-te!”
Para esta JMJ Diocesana, o tema escolhido por Francisco foi:
“Jovem, eu te digo, levanta-te!” (Lc 7, 14), uma ordem que Nosso Senhor Jesus Cristo deu ao ressuscitar o jovem filho único de uma viúva. Um acontecimento de particular fragilidade dentro do contexto do mundo judaico daquela época e que pode ser aplicado para nossos dias.
“Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”
Para a celebração também a nível diocesano que será realizada a 28 de março de 2021, o Papa propôs como tema para reflexão a passagem do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos relativa à conversão de São Paulo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).
Palavras do Papa: um só corpo
Ainda na ocasião do encontro com os jovens, Francisco disse que eles são o “hoje de Deus, o hoje da Igreja”:
“A Igreja tem necessidade de vocês para ser plenamente ela própria.
Como Igreja, são o Corpo do Senhor Ressuscitado, presente no mundo. Peço que se lembrem sempre que são membros de um único corpo, estão ligados uns aos outros e não sobrevivem sozinhos”.
As JMJ
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido ainda em 1985, em Roma, durante o Ano Internacional da Juventude.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade, previamente escolhida.
As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica têm se constituído em verdadeiros acontecimentos religiosos e culturais que durante uma semana reúnem centenas de milhares de jovens oriundos de comunidades católicas de todo o mundo. (JSG)
Deixe seu comentário