Gaudium news > Termina hoje o XVI Encontro Latinoamericano e Caribenho da Pastoral da Juventude na Bolívia

Termina hoje o XVI Encontro Latinoamericano e Caribenho da Pastoral da Juventude na Bolívia

Cochabamba (Sexta, 30-10-2009, Gaudium Press) Termina hoje (30), em Cochabamba, na Bolívia, o XVI Encontro Latinoamericano e Caribenho dos responsáveis nacionais da Pastoral da Juventude, sob o tema “Caminhando com Jesus ao lado de nossos povos”. O evento, que teve início no último domingo (25), contou com a participação de 130 representantes de 20 países da América Latina.

Segundo um comunicado oficial durante o encontro, o objetivo foi fortalecer a Pastoral da Juventude no continente, aprofundando o conhecimento da vida dos jovens a fim de animá-los ao discipulado missionário, que é gerador de vida para os nossos povos.

De acordo com o bispo responsável pela Seção da Juventude do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), dom Mariano José Parra, a meta final é fazer com que a juventude latinoamericana assuma a vocação para a qual Deus chama, ou seja, para serem discípulos e missionários evangelizadores dos próprios jovens.

Ao mesmo tempo, a iniciativa representa um passo importante na preparação do próximo III Congresso Latinoamericano dos Jovens, programado para 2010 na cidade de Los teques, na Venezuela.

A participação dos bispos, assessores e jovens delegados dos países latinoamericanos aconteceu em um ambiente de fé, entusiasmo e fraternidade que “representa um testemunho de comunhão eclesial e de serviço aos mais necessitados”. O evento está em sintonia com as reflexões da V Conferência Geral do Episcopado realizada em Aparecida, no Brasil, no contexto da Missão Continental.

Durante a celebração da eucaristia que marcou o início do evento realizado na localidade de Vinto, o presidente da Pastoral da Juventude na Bolívia, dom Stanislao Dowlazewicz, convidou os participantes a decifrarem os símbolos de nossa realidade através dos olhos de Cristo.

“Vejamos nossa realidade com os olhos de Jesus para descobrir aquilo que descobriram os discípulos de Emaús no momento de partir o pão”, disse o prelado ao fazer referência a importância da “autenticidade no jovem com um testemunho de vida exemplar e atraente”, caminho para alcançar o encontro com Cristo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas