Gaudium news > Santuário de Fátima promove Curso sobre o Pastorinho São Francisco Marto

Santuário de Fátima promove Curso sobre o Pastorinho São Francisco Marto

Fátima – Portugal (Terça-feira, 11-06-2019, Gaudium Press) Neste ano de 2019 comemora-se o centésimo ano da morte de São Francisco Marto, um dos videntes de Nossa Senhora em Fátima.

Santuário de Fátima promove curso sobre o pastorinho Sao Francisco Marto-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Na sua quarta edição dos “Cursos de Verão”, o Santuário de Fátima promoverá um estudo pormenorizado sobre a vida de São Francisco Marto entre os dias 10 e 12 de julho próximo.

Esta atividade religioso cultural deverá acontecer no Centro Pastoral Paulo VI (Fátima), devendo aprofundar além da “biografia e o contexto histórico deste importante protagonista de Fátima”, a espiritualidade, o modelo e atualidade daquele menino santo não mártir que em tão pouco tempo alcançou os píncaros da Santidade.

A quem aproveita

O Curso “destina a investigadores, estudantes, professores, formadores, catequistas e outros agentes pastorais que pretendam estudar o fenômeno de Fátima”.

Os organizadores propõe-se a dar a conhecer o contexto histórico-social em que viveu Francisco Marto; destacar para ser compreendido o seu percurso biográfico e religioso; interpretar a figura do vidente nas fontes de Fátima; conhecer as leituras históricas, religiosas e espirituais do santo Pastorinho; identificar e analisar as representações artísticas consigo relacionadas e analisar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos do fenómeno de Fátima”.

O Curso

O Curso sobre Francisco Marto inicia-se com a apresentação do contexto histórico entre o ano do nascimento e o ano da morte de Francisco Marto que será apresentado por Fernando Rosas, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Na tarde do primeiro dia, será comentado o lugar da criança na sociedade portuguesa na transição entre o antigo regime e o mundo contemporâneo que será apresentado por António Gomes Ferreira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Após esta apresentação será realizada uma visita à Casa das Candeias – Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto.

Segundo dia

O segundo dia de estudos será aberto pelo bispo de Aveiro, Dom Antônio Moiteiro Ramos, com a apresentação do tema “A educação religiosa da criança nos inícios do século XX”.

Depois da apresentação do bispo de Aveiro, segue-se outra
palestra a ser realizada por José Manuel Sobral, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Ele terá a incumbência de falar sobre “A Gripe Pneumônica em Portugal” que causou a morte de São Francisco Martos.

Pela parte da tarde o programa continuará com a apresentação de um retrato de “retrato” de Francisco Marto.

Para esse retrato serão utilizadas as fontes de Fátima:
as Memórias de Lúcia de Jesus, a cargo de Agripina Vieira, do Centro de Tecnologia Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar;

e, em seguida, com base na documentação histórica e na cronística de Fátima, falará André Melícias, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DE).

O segundo dia termina com uma visita à casa de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, em Aljustrel.

Último dia

No último dia do encontro, “Os retratos espirituais de São Francisco Marto” serão trazidos por Pedro Valinho Gomes, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da Universidade Católica Portuguesa.

Em seguida uma abordagem a propósito dos retratos de Francisco Marto nas representações artísticas, apresentada por Marco Daniel Duarte.

Durante a tarde, Sônia Vazão, responsável pelo Serviço de Investigação do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima vai falar sobre “O processo de canonização de São Francisco Marto”. (JSG)

(Com informações Site Santuário de Fátima)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas