Gaudium news > Padres Capelães de Aeroportos se reúnem em Roma para um Seminário Internacional

Padres Capelães de Aeroportos se reúnem em Roma para um Seminário Internacional

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-06-2019, Gaudium Press)
Entre os próximos dias 10 e 13 deste mês estará sendo realizado em Roma, promovido pelo Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, o seminário internacional intitulado “A pastoral católica da aviação civil e desenvolvimento humano integral.”

Padres Capelães de Aeroportos se reúnem em Roma para um Seminário Internacional .jpg

Estarão presente cerca de 90 representantes de capelanias aeroportuárias e agentes pastorais religiosos e leigos e o Encontro será realizado no Centro de Congressos da Vila Aurelia.

O Seminário tem por finalidade favorecer um intercâmbio de reflexões e experiências para fortalecer uma visão comum das tarefas e competências dos agentes pastorais envolvidos nesse apostolado de pastoral.

Entre os temas a serem desenvolvidos no Seminário dos Capelães estão os que tratam do “apostolado aeroportuário por meio da presença concreta de construções usadas como capelas; da tutela do trabalho para os agentes aeroportuários; e da colhida e da assistência aos passageiros em condições de particular vulnerabilidade ou pobreza.

Programação

No primeiro dia, logo após a reflexão espiritual do padre Davide Lees, sacerdote da Diocese de Roma, e o discurso introdutório do cardeal Peter K.A. Turkson, prefeito do Dicastério, seguirá o painel sobre o tema: 

“A Igreja em saída: testemunhar Cristo na acolhida, escuta e encorajamento aos viajantes e funcionários dos aeroportos”.

Ao meio dia, os participantes serão recebidos em audiência pelo Santo Padre no Palácio Apostólico.

Segundo dia

No segundo dia, os trabalhos serão introduzidos pelo padre Raniero Cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia.

Em seguida, serão abordados os temas da pastoral aeroportuária a partir de uma perspectiva teológico-canônica, do valor da presença da capela no aeroporto e do apostolado dos trabalhadores aeroportuários;
por fim, serão examinadas as possíveis situações de fragilidade das pessoas em trânsito.

Na tarde desse segundo dia haverá uma sessão específica, organizada por “Aeroportos de Roma”, dedicada às boas práticas relacionadas com as atividades pastorais no setor.

Quarta-feira dia 12

Após o discurso de monsenhor Bruno Marie Duffé, secretário do dicastério, deverão falar Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, e Dom Brian Farrell, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Encerramento

O encontro será concluído na quinta-feira, 13, com a Santa Missa presidida pelo cardeal Turkson no altar de São João Paulo II, na Basílica de São Pedro. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas