Gaudium news > Dom Odilo fala sobre a visita "Ad Limina" da Regional Sul 1 da CNBB

Dom Odilo fala sobre a visita "Ad Limina" da Regional Sul 1 da CNBB

São Paulo (Quinta, 29-10-2009, Gaudium Press) O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, convocou uma coletiva de imprensa ontem (28) para dar detalhes da visita Ad Limina que os bispos da Regional Sul 1 da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) farão durante o mês de novembro. A Regional compreende as 44 circunscrições do Estado de São Paulo contando com as Eparquias dos Ritos Maronita, Greco Melquita e o Exarcado Armênio. A Ad Limina do setor começa no próximo dia 9 e segue até o dia 20 de novembro.

Além da extensa agenda de compromissos, que inclui peregrinações e visitas às quatro basílicas vaticanas – São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, São João Latrão e Santa Maria Maior – os bispos também visitarão os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo. Cada prelado terá um encontro reservado com o Papa Bento XVI, no qual apresentarão os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em suas dioceses e ouvirão orientações do Santo Padre.

Os bispos também terão um encontro coletivo com Bento XVI, quando terão a oportunidade de ouvir um discurso preparado especialmente para a Regional Sul 1. Nesta ocasião, está previsto um pronunciamento do presidente da Regional, dom Nelson Westrupp, bispo de Santo André (SP), que falará em nome de todos os bispos.

No decorrer da Ad Limina da Regional Sul 1, haverá ainda um evento especial comemorativo ao beato José de Anchieta promovido pela embaixada do Brasil junto a Santa Sé, por meio da Ordem da Companhia de Jesus em Roma. Os bispos também serão recepcionados com um jantar oferecido pela embaixada brasileira.

“É um programa abundante. Creio que nunca havíamos feito uma visita com tantas atividades programadas, mas serão vários dias que darão oportunidade de fazermos estas visitas com tranquilidade”, ressaltou Dom Odilo.

“Levo para esta visita Ad Limina a arquidiocese de São Paulo no coração. Minha intenção é pedir a palavra, a benção especial do Papa para toda a Arquidiocese, para todo o clero, para os religiosos e religiosas, os seminaristas, para as famílias, para os leigos todos, enfim, para todo o povo da Arquidiocese de São Paulo de um modo especial”, disse o cardeal.

Dom Odilo deverá ter um encontro reservado com o Papa Bento XVI, em que falará sobre os trabalhos que estão sendo feitos na arquidiocese da capital paulista. “Vou falar sobre o dinamismo da Igreja de São Paulo, das alegrias que nós vivemos, das iniciativas de evangelização, além do Ano Paulino e do centenário da arquidiocese. Também devo apresentar ao Santo Padre o nosso 10º Plano Pastoral e como ele está sendo repercutido”.

O arcebispo irá abordar ainda o congresso de leigos que está sendo organizado pela arquidiocese e dos seminários. “Também devo falar de como está a nossa relação com a sociedade como um todo, inclusive com os poderes públicos”.

A última visita Ad Limina dos bispos da Regional Sul 1 aconteceu no início de 2003. Na ocasião, o arcebispo de São Paulo era Dom Cláudio Hummes, hoje prefeito da Congregação para o Clero. Neste período houve o falecimento do Papa João Paulo II, a eleição do Papa Bento XVI e, por estes motivos, o período entre uma visita e outra foi um pouco maior do que os tradicionais cinco anos.

Segundo dom Odilo, muita coisa aconteceu na vida da Igreja neste período. “Tivemos a morte de João Paulo II e a eleição do novo Papa. Tivemos a visita apostólica do Papa Bento XVI ao Brasil, tivemos a canonização de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão aqui em São Paulo; a Conferência de Aparecida, o centenário da Arquidiocese e a preparação da Conferência de Aparecida”.

Segundo o cardeal, “tudo está dentro do contexto da dinâmica que a Igreja vem tomando a partir da preparação do novo milênio do grande jubileu e também da vivência deste jubileu. Se nós pudéssemos caracterizar o que marca esta caminhada deste então, é a preocupação de deixar a Igreja mais missionária abraçando a evangelização de uma maneira nova”.

Dom Odilo ressaltou também as mudanças que aconteceram no cenário mundial, principalmente com a globalização. “Ficou mais claro ainda que aquilo que já se previa é que estamos de fato numa mudança de época e isso para a Igreja é importantíssimo. A Igreja precisa ficar atenta ao que significa esta mudança de época, porque é como você virar a página de um livro ou, ainda, fechar este livro e colocá-lo na prateleira e pegar outro livro. E, nesta mudança, muita coisa fica para trás e coisas novas vão se firmando. Nós, Igreja, precisamos ficar muito atentos neste contexto para ver o que é a tendência cultural, a tendência religiosa do povo, para que não se perca o que é fundamental na vida da Igreja e não se dê um rumo inadequado à vivência religiosa”, finalizou o Cardeal.

Visita Ad Limina

A visita Ad Limina ou Visita Ad Sacra Limina Apostolorum é um compromisso que os bispos de todo o mundo têm em visitar o Vaticano a cada cinco anos. Estas visitas compreendem um encontro privado e uma audiência coletiva com o Papa, a visita aos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e as quatro Basílicas de Roma. É neste encontro que os bispos relatam ao Santo Padre o estado pastoral em que se encontra a sua diocese e vão ouvir do Sucessor de Pedro, conselhos pertinentes a cada dificuldade apresentada.

Dom Odilo lembra que a visita Ad Limina lembra a passagem bíblica que consta no Ato dos Apóstolos, quando São Paulo, depois de suas viagens missionárias, voltava a Jerusalém para junto de São Pedro e dos demais apóstolos – sobretudo, Tiago e João -, relatava sobre a sua missão e os problemas e as alegrias que tinha encontrado e confrontava a sua pregação com os ensinamentos dos outros apóstolos.

Oficialmente, as visitas Ad Limina foram instituídas em 1585 pelo Papa Sisto V por meio da constituição Romanuns Pontifex, que estabeleceu as primeiras normas para os encontros. Em 1909, estas regras foram revistas pelo Papa Pio X no decreto sobre a Congregação Consistorial, fixando que cada bispo deveria enviar um relatório sobre o estado de sua diocese a cada cinco anos, a partir de 1911.

Atualmente, o Brasil conta com 273 dioceses e foram formados 14 grupos que farão a visita Ad Limina. Elas começaram em setembro deste ano e prosseguem até novembro do ano que vem.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas