Papa chega à Romênia: 30ª Viagem Apostólica
Bucareste (Sexta-feira, 31-05-2019, Gaudium Press) Francisco inicia hoje sua 30ª viagem apostólica. Desta vez, o país a ser visitado será a Romênia.
A vista não ficará restrita à capital Bucareste, Francisco visitará diferentes regiões, cada uma delas com suas características históricas e culturais próprias e bem acentuadas.
O país tem uma maioria de habitantes pertencentes à igreja ortodoxa, os católicos romanos formam um contingente pequeno, com apenas 7% da população. E o Papa pretende visitar essa minoria em suas respectivas regiões.
A visita de Francisco ocorre há exatos vinte anos, depois que o Papa João Paulo II lá esteve.
A Romênia de hoje tem seus olhos postos no futuro, livrou-se do regime comunista há 30 anos, participa da União Europeia desde 2007 e neste semestre preside essa organização continental.
Primeiro dia
O avião que trouxe o Papa pousou na Romênia às 11h09.
O Presidente Klaus Werner Iohannis, que pertence a uma família de antigos saxões da Transilvânia, juntamente com sua esposa foram os primeiros a acolherem Francisco e dar-lhes as boas-vindas.
A cerimônia oficial e protocolar de boas-vindas foi realizada no complexo do Palácio Presidencial. O Papa fez a visita de cortesia ao Presidente e encontrou-se com a primeira-ministra da Romênia, Vasilica Viorica Dancila.
Em seguida esteve com as autoridades governamentais, a sociedade civil e o Corpo Diplomático.
Francisco fica, neste primeiro dia, em Bucareste que exibe com orgulho seus muitos edifícios em estilo francês o que, por isso mesmo, confere-lhe a alcunha de “pequena Paris”.
Nas avenidas largas e arborizadas que ficam no caminho do aeroporto até o centro da capital, ainda podem ser vistas as bandeiras do Vaticano e da Romênia que as enfeitam e que ajudaram a demonstrar a alegria dos romenos que lá estiveram para receber e ver o Pontífice passar.
Ortodoxos
O Patriarcado dos Ortodoxos convidou seus fiéis para participarem dos eventos com Francisco, confirma Ionut Mavrichi, arquidiácono e vice-diretor do gabinete de imprensa do Patriarcado Ortodoxo: “O Papa é bem-vindo à Romênia”.
Em seguida ele afirmou que sua Igreja partilha a alegria da Igreja Católica pela visita de Francisco.
Comunidade católica do “jardim da Mãe de Deus”
Está programado que o dia de hoje assistirá também o encontro do Pontífice com a comunidade católica na catedral de São José, construída a partir de meados do século XIX.
No interior desta Catedral podem ser veneradas as relíquias do sacerdote e mártir Beato Vladimir Ghika e de São João Paulo II.
Este encontro com os fiéis católicos deve encerrar o primeiro dia de Francisco na Romênia, o “jardim da Mãe de Deus”, como a chamou também João Paulo II, tão querida ao povo romeno. (JSG)
Deixe seu comentário