Gaudium news > Conferência debate saúde e ética cristã na República Dominicana

Conferência debate saúde e ética cristã na República Dominicana

Santo Domingo (Quinta, 29-10-2009, Gaudium Press) A Pastoral da Saúde da arquidiocese de Santo Domingo, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Nicolás de Jesús Cardenal López, realizou ontem (28) a conferência “Atitude Ética à Enfermidade e ao Sofrimento”, com o objetivo de discutir uma postura da saúde no país centrada nos valores e atitudes da ética cristã.

O presidente da Associação de Médicos Católicos de Santo Domingo, Dr. Freddy Contín, mostrou preocupação devido a situação atual da saúde no mundo citando como exemplo os diversos tipos de acidentes, a depressão, o alcoolismo, o sexo, as drogas, o vazio na vida, aborto, as guerras, entre outros.

“Tem havido um crescimento desmesurado da tecnologia e da capacidade técnica que não tem acompanhado o desenvolvimento da ética”, assinalou Dr. Contín, que tem refletido sobre vários documentos do Magistério da Igreja em Saúde, incluindo a Encíclica Salvifici Doloris, do Papa João Paulo II, e a Carta aos Agentes Sanitários, do Pontifício Conselho de Saúde do Vaticano.

Nesse sentido, o sub-diretor da Pastoral da Saúde da arquidiocese, Dr. Cesar Iván Feris Iglesias, disse que a Pastoral tem como objetivo continuar crescendo e “ser essa mão de Deus estendida, ajudando todas as pessoas necessitadas que não têm acesso a uma saúde digna”.

O evento contou com a participação da coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Apolina Pérez Céspedes, com o reitor da Universidade Iberoamericana (UNIBE), Dr. Julio Amado Castaños, o vice-reitor do Seminário São Tomáz de Aquino e assessor da Pastoral de Saúde, José Salvador Mejía e o sub-diretor da Pastoral, Cesar Iván Feris.

Representantes do Setor Integral de Saúde, movimentos apostólicos e instituições da Igreja junto a estudantes da Escola de Formação da Pastoral também estiveram presentes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas