Senado francês determina que restauração da Catedral de Notre-Dame seja fiel ao projeto original
França – Paris (Quinta-feira, 30-05-2019, Gaudium Press) Os debates sobre a maneira de realizar a reedificação da parte destruída da Catedral de Notre Dame de Paris, França, assim como sobre a conservação de seu aspecto original, podem chegar ao seu fim após a aprovação no Senado francês de um projeto de lei que determina especificamente que o templo seja restaurado em seu estado original antes do trágico incêndio, ocorrido no dia 15 de abril deste ano.
Após a tragédia, enquanto numerosos líderes empresariais e governamentais se comprometiam a contribuir na reconstrução da Catedral, se realizaram várias propostas de reconstrução que incluíam um redesenho do templo para incluir materiais ou conceitos modernos na estrutura. Sendo uma propriedade do estado a partir da Revolução Francesa, se gerou nos fiéis católicos uma marcada incerteza sobre o futuro da edificação de enorme valor histórico e religioso, já que a decisão final recai nas autoridades civis.
Para definir as questões administrativas sobre a reconstrução, que para a atual administração deveria ser realizada antes dos Jogos Olímpicos de 2024, a Assembleia Nacional introduziu um projeto de lei no mês de maio para criar oficialmente um fundo nacional de reconstrução que seria administrado pelo Presidente, a quem se atribuirá o poder de tomar decisões sobre a edificação. No entanto, em sua passagem pelo Senado, os legisladores acrescentaram ao projeto de lei o requerimento de que a Catedral seja restaurada ao “seu último estado visual conhecido”.
Ao tratar-se de uma mudança realizada a um projeto já aprovado pela Assembleia Nacional, os dois corpos devem chegar a um acordo sobre o texto final que seja aprovado em ambas instâncias. Espera-se que este acréscimo seja conservado, já que segundo pesquisas recentes, 54 por cento dos cidadãos da França estaria de acordo com respeitar a forma original do templo, enquanto que apenas 25 por cento preferia que se acrescentassem elementos modernos ao projeto. (EPC)
Deixe seu comentário