Arcebispo de Belo Horizonte lança projeto para acompanhamento de ações políticas
Belo Horizonte (Quinta, 29-10-2009, Gaudium Press) O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, lança hoje, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), “Com Fé na Política”, uma iniciativa que se propõe a acompanhar o trabalho de políticos mineiros e sugere a criação de fóruns permanentes para o acompanhamento das atividades político-partidárias.
De acordo com a CNBB, o lançamento do projeto contará, além do arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com os bispos auxiliares de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da Universidade, e dom Aloísio Vitral. Estarão presentes ainda representantes dos poderes Legislativo e Executivo do estado.
Segundo a arquidiocese, o projeto foi motivado pela percepção de que o trabalho político nada mais é que público, voltado para a administração e a manutenção do bem-estar comum, e, portanto, seu acompanhamento pela população deve ser o mais próximo possível. A iniciativa prevê a formação de debates periódicos sobre a atuação dos representantes dos setores Executivo e Legislativo, provendo também uma maior interação entre a própria arquidiocese, a população e o poder público.
O “Com Fé na Política” se constitui em um somatório de propostas de setores vinculados às ações sociais e políticas da arquidiocese, como o Núcleo de Estudos Políticos (NESP), pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (VEASP) e pelo Conselho Arquidiocesano Pró-Vida. Esse primeiro encontro terá como objetivo definir as ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos.
Deixe seu comentário