Gaudium news > Gana: Arcebispo alerta para atentados contra Católicos

Gana: Arcebispo alerta para atentados contra Católicos

Acra – Gana (Segunda-feira, 27-05-2019, Gaudium Press) Dom John Bonaventure Kwofie, arcebispo de Acra, capital de Gana, afirmou que “É hora de permanecer vigilantes. Devemos ver o que podemos fazer para proteger pessoas inocentes que vêm à igreja para rezar”. Seria triste que precisamente na igreja encontrassem a morte”, informa a Agencia Fides.

Gana-Arcebispo alerta para atentados contra Católicos.jpg

As afirmações de Dom Bonaventure Kwofie, são um alerta preventivo diante de possíveis ataques terroristas a Igrejas em Gana.

Para o Arcebispo, “A segurança tornou-se um grande problema depois do que aconteceu no Sri Lanka e do que está acontecendo em Burkina Faso”, alertou ele, recordando os ataques do domingo de Páscoa contra Igrejas Católicas no Sri Lanka e aos recentes ataques às comunidades católicas e outros cristãos a Burkina Faso, país que faz fronteira com Gana.

Medidas de Segurança nas Igrejas da Arquidiocese

Dom Kwofie, reuniu-se com o chefe de polícia local para definir medidas de segurança para proteger os fiéis que participam da programação religiosa dominical.

Na ocasião o arcebispo anunciou que a Igreja de Cristo Rei, uma das paróquias da Arquidiocese de Accra, já proibiu a entrada de pessoas com mochilas no interior do templo.

E ele justificou a proibição afirmando ser uma estratégia que faz parte das novas diretrizes de segurança:
“A partir do momento que a ameaça do terrorismo está se aproximando de nós, elevamos o nível de alerta para enfrentá-lo”, disse

Perigo na fronteira com Burkina Faso: jihadistas salafistas

Gana tem aumentado o controle sobre suas fronteiras desde os recentes ataques de um grupo salafista em Burkina Faso.

Em 15 de fevereiro de 2019, quatro funcionários aduaneiros burquinenses foram mortos no posto de controle em Nohao, perto da fronteira com Gana.

Durante este ataque, foi morto o Padre Antônio César Fernández Fernández, missionário salesiano espanhol.

A situação de segurança em Burkina Faso é instável, enquanto milhares de burquinenses chegam às aldeias fronteiriças de Gana.

O Centro Africano para Estudos de Segurança e Inteligência (ACSIS) lançou um alarme
sobre a intenção de grupos jihadistas salafistas baseados em Burkina Faso lançarem ataques contra igrejas e hotéis em países vizinhos, incluindo Gana, Benin, Costa do Marfim e Togo. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas