Audiência Geral: Papa envia mensagem aos católicos da China
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-05-2019, Gaudium Press) O Papa enviou hoje uma mensagem de “proximidade e afeto” aos católicos da China, que esta sexta-feira celebram a festa de Maria “Auxiliadora”, particularmente venerada no Santuário de “Nossa Senhora de Sheshan”, perto de Xangai.
“Esta feliz ocasião permite-me expressar especial proximidade e afeto a todos os católicos da China que, entre dificuldades e provas diárias, continuam a acreditar, a amar e a amar”, disse Francisco no final da audiência pública desta quarta-feira.
Francisco enviou a sua bênção aos católicos chineses e disse rezar por todas as comunidades do país.
“Caros fiéis na China, a nossa Mãe Celestial ajudar-vos-á a serdes testemunhas da caridade e da fraternidade, mantendo-vos sempre unidos na comunhão da Igreja universal”, disse.
As relações diplomáticas entre a China e a Santa Sé terminaram em 1951, após a expulsão de todos os missionários estrangeiros, muitos dos quais se refugiaram em Hong Kong, Macau e Taiwan.
Em 1952, o Papa Pio XII recusou a criação de uma Igreja chinesa, separada da Santa Sé, a denominada “Associação Patriótica Chinesa, APC” e, em seguida, reconheceu formalmente a independência de Taiwan, onde o núncio apostólico se estabeleceu depois da expulsão da China.
Pequim só reconhecia os bispos nomeados pela APC.
Muitos bispos nomeados diretamente pelo Vaticano foram, então, perseguidos e presos pelas autoridades. (JSG)
Deixe seu comentário